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dc.contributor.advisorMarques, Iuri Lammel
dc.creatorStefanello, Sandra Redin
dc.date.accessioned2015-03-17T15:09:35Z
dc.date.available2015-03-17T15:09:35Z
dc.date.issued2013-12-12
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/733
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractNowadays much has been discussed about the educational practices, how to do an interdisciplinary work in order to develop various skills in students, such as readout and the development of critical citizens and participatory in the community. The aim of this work is to analyze the feasibility of working with the production of a newspaper in the school segment, in order to mobilize in the students a series of actions that promote critical awareness of the uses of language in the world which they live. With the promotion of the social function of language, the production of a school newspaper can contribute further to the processes teaching-learning in order to develop skills of the utmost importance in learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectJornal escolarpor
dc.subjectGêneros textuaispor
dc.subjectProdução textualpor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.titleA linguagem em uso: a produção de um jornal escolar como recurso didático facilitador do ensino-aprendizagempor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoMuito tem se discutido sobre as práticas educativas, como trabalhar de forma interdisciplinar de maneira a desenvolver diversas habilidades nos educandos, primando pela leitura e o desenvolvimento de um cidadão crítico e participativo na comunidade, como prevê os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). Nesse sentido, pretende-se analisar com esta pesquisa a viabilidade em se trabalhar com a produção de um jornal escolar, de maneira a mobilizar nos educandos uma série de ações que promovam a consciência crítica dos usos da linguagem no mundo, de forma a romper com práticas educativas rotineiras. Com a promoção da função social da linguagem, a produção de um jornal escolar pode contribuir ainda mais com os processos de ensino-aprendizagem, de forma a desenvolverem habilidades de extrema impotância ao aprendizado, tais como: prática real de trabalho em grupo, liberação da palavra do aluno, descoberta da própria identidade e aprender a ler criticamente um jornal desenvolvendo o espírito crítico, perante a sua construção, tipo de linguagem empregado e escolha dos gêneros que o compõem. Ao final da pesquisa, os alunos participantes do estudo produziram três exemplares, de forma impressa e online, com o número de 10 páginas em edições normais e com 21 páginas numa edição especial. Como resultado, observou-se que uma grande parcela dos alunos envolvidos conseguiu desenvolver um bom trabalho em equipe, tanto na escolha dos temas como em relação à redação e à diagramação. Além disso, o material produzido por eles demonstra um trabalho interdisciplinar e que instiga o desenvolvimento do senso crítico dos mesmos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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