dc.contributor.advisor | Marques, Iuri Lammel | |
dc.creator | Stefanello, Sandra Redin | |
dc.date.accessioned | 2015-03-17T15:09:35Z | |
dc.date.available | 2015-03-17T15:09:35Z | |
dc.date.issued | 2013-12-12 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/733 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | Nowadays much has been discussed about the educational practices, how to do
an interdisciplinary work in order to develop various skills in students, such as readout
and the development of critical citizens and participatory in the community. The aim of
this work is to analyze the feasibility of working with the production of a newspaper in
the school segment, in order to mobilize in the students a series of actions that promote
critical awareness of the uses of language in the world which they live. With the
promotion of the social function of language, the production of a school newspaper can
contribute further to the processes teaching-learning in order to develop skills of the
utmost importance in learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Linguagem | por |
dc.subject | Jornal escolar | por |
dc.subject | Gêneros textuais | por |
dc.subject | Produção textual | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.title | A linguagem em uso: a produção de um jornal escolar como recurso didático facilitador do ensino-aprendizagem | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Muito tem se discutido sobre as práticas educativas, como trabalhar de forma
interdisciplinar de maneira a desenvolver diversas habilidades nos educandos, primando
pela leitura e o desenvolvimento de um cidadão crítico e participativo na comunidade,
como prevê os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). Nesse sentido, pretende-se
analisar com esta pesquisa a viabilidade em se trabalhar com a produção de um jornal
escolar, de maneira a mobilizar nos educandos uma série de ações que promovam a
consciência crítica dos usos da linguagem no mundo, de forma a romper com práticas
educativas rotineiras. Com a promoção da função social da linguagem, a produção de
um jornal escolar pode contribuir ainda mais com os processos de ensino-aprendizagem,
de forma a desenvolverem habilidades de extrema impotância ao aprendizado, tais
como: prática real de trabalho em grupo, liberação da palavra do aluno, descoberta da
própria identidade e aprender a ler criticamente um jornal desenvolvendo o espírito
crítico, perante a sua construção, tipo de linguagem empregado e escolha dos gêneros
que o compõem. Ao final da pesquisa, os alunos participantes do estudo produziram três
exemplares, de forma impressa e online, com o número de 10 páginas em edições
normais e com 21 páginas numa edição especial. Como resultado, observou-se que uma
grande parcela dos alunos envolvidos conseguiu desenvolver um bom trabalho em
equipe, tanto na escolha dos temas como em relação à redação e à diagramação. Além
disso, o material produzido por eles demonstra um trabalho interdisciplinar e que instiga
o desenvolvimento do senso crítico dos mesmos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |