Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFalkembach, Gilse Antoninha Morgental
dc.creatorNunes, Bárbara Cristine Bottino
dc.date.accessioned2015-03-19T15:34:03Z
dc.date.available2015-03-19T15:34:03Z
dc.date.issued2013-12-13
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/743
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis article presents an analysis of the use of the blog as a motivational strategy in the classroom in order to promote the teaching-learning process and subsidizing classes dynamic and collaborative, in a space of interaction between teacher and student, in which the result will be the production of texts. Discusses alternative creative and exciting to work with writing and reading in school activities, in view of the importance to develop new interaction contexts for motivating learning and participatory to the learner. The study includes students from a high school ( 1º level ) in the city of Santana do Livramento. The research methodology strategy will use the blog with the axes of reading and writing, which will be considered, enabling the student to study the Portuguese language more interesting and motivating. Activities will be conducted to challenge students to argue, leading them to be authors of their knowledge process. Different researchers emphasize one of the main contributions that blogs can offer to the process of teaching and learning, giving the possibility of collective creation and approach between teacher and student. The use of the blog as a teaching strategy shows that are still needed further study on the results obtained in the school environment, to improve a best formation in developing educational projects that enable students to integrate the teaching practices of the possibilities that technologies offer.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBlogpor
dc.subjectTextospor
dc.subjectEstratégia pedagógicapor
dc.titleO blog como ferramenta pedagógica na produção de textospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo apresenta a análise do uso do blog como estratégia motivadora em sala de aula, visando à promoção do processo ensino-aprendizagem e subsidiando aulas dinâmicas e colaborativas, num espaço interativo entre professor e aluno, em que o resultado será a produção de textos. A base desta pesquisa é a análise das estratégias linguísticas-cognitivas, produzidas pelos discentes, do 1º ano do ensino médio de uma escola pública, como ferramenta de interação com a professora, em um blog educacional, que tem como objetivo a publicação de temas relacionados as redações dos vestibulares e as discussões dos mesmos de forma criativa, opinativa e respeitando a opinião dos demais colegas, possibilitando ao aluno estudar a Língua Portuguesa de forma mais interessante e motivadora. Foram realizadas atividades que desafiaram os alunos a argumentarem, colocando-se como autores do seu processo de conhecimento. O resultado desta experiência foi a elaboração de um blog educacional com o propósito de uso enquanto ferramenta pedagógica sob a hipótese que o uso do mesmo é motivador para os alunos e pode gerar produções criativas e democráticas. Como estratégia didática demonstra que ainda são necessários estudos mais aprofundados sobre os resultados obtidos no ambiente escolar, para uma melhor preparação na elaboração de projetos pedagógicos que utilizem blog como estratégia pedagógica.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples