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dc.contributor.advisorSouza, Ana Lúcia Pacheco de
dc.creatorSouza, Ana Lúcia Pacheco de
dc.date.accessioned2015-03-20T14:42:53Z
dc.date.available2015-03-20T14:42:53Z
dc.date.issued2013-12-12
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/747
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis work was carried out in the course of Specialization in Media in Education, Federal University of Santa Maria, the same address field research with students of the first year of primary education on the importance of digital educational games and new pedagogical practices to better provide the opportunity for process of teaching and learning. Renowned authors were referenced on learning objects, information and communication and the psychogenesis with emphasis on the theory of Piaget and Vygotsky technologies. The study addressed three applications of games found on the internet, to apply them it was revealed that children interacted with them with great success in their application, where it was also possible to check the cognitive development of children.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInformática na educaçãopor
dc.subjectObjetos de aprendizagempor
dc.subjectSoftwares educacionaispor
dc.subjectAnos iniciaispor
dc.titleO uso de recursos tecnológicos como auxílio ao processo de aprendizagem dos alunos do 1º ano do ensino fundamentalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Panambi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo abordar uma pesquisa de campo com alunos do primeiro ano do ensino fundamental sobre a importância dos jogos pedagógicos digitais, e de novas práticas pedagógicas para melhor oportunizar o processo de ensino e aprendizagem desses alunos. A pesquisa buscou como aporte teórico conceituar e utilizar em sua aplicação objetos de aprendizagem, tecnologias da informação e comunicação e o conhecimento sobre a psicogênese com ênfase na teoria de Piaget e Vygostsky. Assim como, abordar três aplicações de jogos encontrados na internet. Estes são jogos adequados à fase na qual os alunos pesquisados fazem parte e os jogos visam desenvolver a motricidade, a memória e o experimento. Visou também utilizar como suporte pedagógico objetos de aprendizagem por meio da Tecnologia de Informação e Comunicação. Ao aplicá-los, foi possível perceber que as crianças interagiram com grande êxito ao longo de sua aplicação. Assim, também foi possível verificar o desenvolvimento cognitivo das crianças e seu entusiasmo durante as práticas.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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