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dc.contributor.advisorRosito, Jumaida Maria
dc.creatorDuarte, Rodrigo Machado
dc.date.accessioned2015-03-25T13:44:16Z
dc.date.available2015-03-25T13:44:16Z
dc.date.issued2014-01-18
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/757
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractEnvironmental education is an interdisciplinary field of education, which over the years has evolved from a preservationist view to the adoption of generative themes, constituted by social, political, cultural and economic conditions that weave the complex web that makes up the environment. Inserted in such a context the legal dimension, which regulate society´s life, and protect the belongings elected by as essential. In Brazil, the legal order sheltered environment, such that impute responsibility and duty to correct, indemnify, and eventually punish their abusers. On face of it, the law has an educational role in relation to the environment, and the various themes dealt reveal its characteristic interdisciplinary. This paper investigates the main aspects of the Brazilian environmental legislation and the potential of education as dissemination of this information and as a way to promote environmental awareness and citizenship tool. Making use of technical literature and documents, made it possible to conclude that environmental education should promote critical to human reality permeated by the existence of laws, and can not dispense the elements that allow them to interpret the law and this effects on the dynamics between man and environment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectLegislaçãopor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.titleLegislação ambiental, educação ambiental e formação do sujeito ecológicopor
dc.title.alternativeEnvironmental legislation, environmental education and ecological formation subjecteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Faxinal do Soturno, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoA Educação Ambiental é um campo educacional interdisciplinar, que ao longo dos anos tem evoluído de uma visão preservacionista para a adoção de temas geradores, constituídos pelas dimensões sociais, políticas, culturais e econômicas que tecem a complexa teia que compõe o meio ambiente. Insere-se em tal contexto a dimensão jurídico-legal, cuja função é regular a vida em sociedade, e proteger os bens eleitos por esta como essenciais. No Brasil, a ordem legal albergou o meio ambiente, de tal forma que responsabiliza e imputa o dever de corrigir, ressarcir, e eventualmente punir seus agressores. Em face disso, o Direito tem uma função educativa em relação ao meio ambiente, e os diversos temas que trata revelam sua característica interdisciplinar. Este trabalho investiga os principais aspectos da legislação ambiental brasileira e o potencial da educação como ferramenta de disseminação dessas informações e como forma de promoção da consciência ambiental e cidadania. Fazendo uso da técnica bibliográfica e documental, tornou possível concluir que a Educação Ambiental deve promover a crítica à realidade humana perpassada pela existência de leis, e não pode dispensar os elementos que lhe possibilitem interpretar a lei e seus reflexos nas dinâmicas entre homem e meio ambiente.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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