dc.contributor.advisor | Piovesan, Sandra Dutra | |
dc.creator | Oliveira, Denize Vogt de | |
dc.date.accessioned | 2015-03-27T15:33:43Z | |
dc.date.available | 2015-03-27T15:33:43Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/762 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This paper presents a qualitative study conducted in 3 public schools in Tapera-RS, involving the 6th year with a total of 48 students, focusing on the use and development of the geography lessons using the interactive whiteboard. In order to provide a innovate practice in the classroom made up this research with the overall objective to identify and emphasize the importance of the use of media and new technologies to develop more dynamic and creative lessons in the discipline of Geography, stimulating interest of the student, working with digital media and encourage student participation in the class. From the collected data it was possible to make an analysis of the classes held in the discipline of Geography. The results of the research show that students enjoy interactive lessons because they become more attractive, more fun and that the construction of knowledge is done through games and interaction. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Mídias digitais | por |
dc.subject | Lousa digital | por |
dc.subject | Práticas inovadoras | por |
dc.title | Práticas inovadoras: uso da lousa digital nas aulas de Geografia | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cruz Alta, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho traz uma pesquisa qualitativa realizada em 3 escolas municipais da rede de Tapera- RS, envolvendo o 6º ano, com um total de 48 alunos, enfocando a utilização e avaliando o desenvolver das aulas da disciplina de Geografia com o uso da lousa digital. Visando buscar práticas que inovem na sala de aula, realizou-se essa pesquisa com o objetivo geral de ressaltar e identificar a importância do uso de mídias e tecnologias para o desenvolvimento de aulas mais dinâmicas e criativas na disciplina de Geografia; buscando, através disso, estimular o interesse do aluno; trabalhar com mídias digitais e instigar a participação dos alunos na aula. A partir dos dados coletados, foi possível fazer uma análise das aulas realizadas na disciplina de Geografia. Os resultados da pesquisa apontaram que os alunos apreciam aulas interativas e que se tornam mais atraentes, mais divertidas e que a construção do conhecimento se faz através de jogos e interação. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |