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dc.contributor.advisorMello, Débora Teixeira de
dc.creatorMoreira, Juliana Corrêa
dc.date.accessioned2015-03-31T11:45:10Z
dc.date.available2015-03-31T11:45:10Z
dc.date.issued2013-09-13
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/769
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis article raises questions about assessment in early childhood education, focusing on the record of the children’s learning processes. The research was conducted in a public school at Santa Maria, investigating the concepts of learning, assessment and records of four teachers who work in nursery classes. In this context, researching pedagogical documentation is considered a new possibility of monitoring procedures of child development, as a practice that is closest to the guidelines contained in the Children Education Curriculum Guidelines/2009 with regard to evaluation. The relevance of this study of the assessment in early childhood education is the importance of clarifying within the pedagogical practices with small children, the evaluation process, once it goes through from planning actions to the observation and recording of interactions and learning that occur everyday in a classroom. It is also considered the importance of this discussion for the continuing education of teachers working in early childhood education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectDocumentação pedagógicapor
dc.titleAvaliação na educação infantil: registros do processo de aprendizagem de crianças de 0 a 2 anos - contribuições teóricas e concepções de professorespor
dc.title.alternativeAssessment in early childhood education: records of the learning process of children from 0 to 2 years - contributions and theoretical and teachers’s conceptseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoO presente artigo faz considerações sobre avaliação na educação infantil, com enfoque no registro dos processos de aprendizagem de crianças de 0 a 2 anos (berçários). A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública de ensino municipal de Santa Maria, e busca investigar as concepções de aprendizagem, avaliação e registros de quatro professoras que atuam nas turmas de berçário. No contexto dessa pesquisa a documentação pedagógica é considerada como uma nova possibilidade de acompanhamento dos processos de desenvolvimento infantil dos bebês, por ser uma prática que mais se aproxima das orientações presentes nas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil/2009 no que se refere à avaliação. A relevância do estudo desta temática avaliação na educação infantil reside na importância de esclarecer dentro das práticas pedagógicas com crianças pequenas, o processo de avaliação, uma vez que ela perpassa desde o planejamento das ações. até a observação e registro das interações e aprendizagens que ocorrem no cotidiano de uma sala de aula. Considera-se também a importância dessa discussão para a formação continuada dos professores que atuam na educação infantil.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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