dc.contributor.advisor | Piovesan, Sandra Dutra | |
dc.creator | Lopes, Viviane dos Reis Knachaka | |
dc.date.accessioned | 2015-03-31T13:28:22Z | |
dc.date.available | 2015-03-31T13:28:22Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/770 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | The paper discusses the importance of using Webquest in the 3rd year of the En -
bell Fundamental revealing the advantages of offering in the early years of this method
oriented research that promotes the autonomy of the learner .. Reveals the results
of a research case study conducted with a group of 3rd grade of elementary school
to a public school of this dual - network in the city of Cruz Alta - RS . Students
participated in experiments di - ferenciadas compared to web search . The research
was divided into three stages the first open access , the second referenced by
a roadmap for research without indication of sites and the third with the presentation
of the web -quest . Practice with Webquest constituted the proposal that secured learning
collaboratively , leveraging students devel- volvessem skills related to reading,
interpretation and synthesis thus enabling them to assume the leading role in the
construction of knowl-edge . The difficulty of access to the internet was evidenced
as 1the main -pal difficulty with this proposal. But the possibility of using technology as resour -so learning means teaching critically promoting collaboration and
challenging students to solve problem situations. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Pesquisa | por |
dc.subject | Webquest | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Anos iniciais | por |
dc.title | A utilização da webquest no 3º ano do ensino fundamental | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cruz Alta, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O trabalho aborda a importância da utilização da Webquest no 3º ano do Ensino
Fundamental revelando as vantagens de se oferecer nos anos iniciais esse método de
pesquisa orientada que promove a autonomia do educando.. Revela os resultados de
uma pesquisa estudo de caso realizada com uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental
de uma escola pública da rede estadual na cidade de Cruz Alta - RS. Os alunos
participaram de experiências diferenciadas em relação à pesquisa na web. A
pesquisa foi dividida em três momentos o primeiro de acesso livre, o segundo referenciado
por um roteiro de pesquisa sem indicação de sites e o terceiro com a apresentação
da webquest. A prática com a Webquest constituiu-se na proposta que garantiu
a aprendizagem de forma colaborativa, potencializando que os alunos desenvolvessem
habilidades ligadas à leitura, interpretação e síntese permitindo assim que
estes assumissem o protagonismo na construção do conhecimento. A dificuldade de
acesso à internet evidenciou-se como a dificuldade principal desta proposta. Porém a
possibilidade de utilizar a tecnologia como recurso de aprendizagem significa ensinar
de forma crítica promovendo a colaboração e desafiando os alunos a resolverem
situações problemas. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |