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dc.creatorFreitas, Lúcio Flávio Gross
dc.date.accessioned2013-06-19
dc.date.available2013-06-19
dc.date.issued2012-03-09
dc.identifier.citationFREITAS, Lúcio Flávio Gross. Diagnosis on acoustics theme in courses of safety engineering in Southern Brazil. 2012. 103 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7800
dc.description.abstractThe present study evaluated the technical knowledge level of the Job Security Engineering professionals about the noise and its influences in the workers, through a investigation of the normative, the lato sensu specialization courses curricular structure in the Job Security Engineering in the South region of Brazil (in the states of Rio Grande do Sul, Santa Catarina and Parana), and the technical knowledge of these professionals. For both, it was proceeded an exploratory and explanatory with a quantitative approach, that allowed the technical knowledge about the Job Security Engineering course, measuring its comprisement and professional performance. The work also allowed the evaluation of the index of technical knowledge of these professionals about the noise and its influences in the workers population. The mainly results of this research showed that nowadays the specialization courses lato sensu in the Job Security Engineering approach the subjects about the noise and its influences in the people in a discipline module that varies from 15 to 50h according to the School. This workload variation can be one of the explanations of the Job Security Engineers low technological Knowledge level, showed in the research. Still in analysis, the technical knowledge of these professionals it was possible to find the opposite of what is expected from these professionals acquire much more technical knowledge arouse the subject in the professional career than in the classroom, what allows to conclude that nowadays in case of the subjects about the noise and its influence about the people, the courses in the South of Brazil have a much more informative than formative role. In the role of changing this scene, this work suggested a minimum workload of 80 hours and a clear division of the subjects.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAcústicapor
dc.subjectEngenharia de segurançapor
dc.subjectSegurança do trabalhopor
dc.subjectAcousticseng
dc.subjectSecurity engineeringeng
dc.subjectJob securityeng
dc.titleDiagnóstico sobre o tema acústica nos cursos de engenharia de segurança do trabalho na região Sul do Brasilpor
dc.title.alternativeDiagnosis on acoustics theme in courses of safety engineering in Southern Brazileng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo avaliou o nível de conhecimento técnico de profissionais de Engenharia de Segurança do Trabalho acerca do ruído e de sua influência nos trabalhadores, através de uma investigação das normativas, da estrutura curricular dos cursos de especialização lato sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho da região Sul do Brasil (estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), e do conhecimento técnico destes profissionais. Para tanto, procedeu-se uma pesquisa exploratória e explicativa com abordagem quantitativa, que possibilitou o conhecimento sobre o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho, mensurando sua abrangência e atuação profissional. O trabalho também permitiu a avaliação do índice de conhecimento técnico destes profissionais sobre o ruído e sua influência na população de trabalhadores. Os principais resultados desta pesquisa mostram que atualmente os cursos de especialização lato sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho abordam os conteúdos sobre o ruído e sua influência nas pessoas em um módulo de uma disciplina que varia de 15 a 50h conforme a instituição de ensino. Esta variação de carga-horária pode ser uma das explicações do baixo índice de conhecimento técnico dos Engenheiros de Segurança do Trabalho, apresentados na pesquisa. Ainda em análise do nível de conhecimento técnico destes profissionais foi possível constatar que ao contrario do que se espera estes profissionais adquirem muito mais conhecimento técnico acerca do assunto na carreira profissional do que em sala de aula, o que permite concluir que atualmente em se tratando de conteúdos sobre o ruído e sua influência sobre as pessoas, os cursos do sul do Brasil possuem um caráter muito mais informativo do que formativo. No intuito de mudar este panorama o trabalho sugeriu uma carga horária mínima de 80 horas e uma clara divisão de conteúdos.por
dc.contributor.advisor1Paixão, Dinara Xavier da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3967266929672774por
dc.contributor.referee1Laranja, Rafael Antônio Comparsi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1754634609573606por
dc.contributor.referee2Miranda, Erasmo Felipe Vergara
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1682598720803230por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0847307318439632por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia Civilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor


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