dc.contributor.advisor | Araujo, Luiz Ernani Bonesso de | |
dc.creator | Cabreira, Ana Paula Martins | |
dc.date.accessioned | 2015-05-12T13:47:44Z | |
dc.date.available | 2015-05-12T13:47:44Z | |
dc.date.issued | 2013-12-13 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/799 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | Education is a fundamental condition for the individual to participate in society , and this starts with the family, which is a socializing environment, since it allowed the children contact with the first rules of social life , thus effecting informal education . Over time the traditional education is presented through teacher -centered methods with closed with organized curricula , or formal education . Formal education is on the non - formal education which proposals to add the biography of individuals , expanding the range of experiences and formative experiences of children, youth , adults and seniors . Today environmental education is on the non-formal education to be based on dialogue and interaction between people thus building a critical view. We can analyze this monographic work through interviews in the local schools of São Gabriel - RS and the Municipal Education Department, that environmental education is not worked as it should , teachers are not trained or encouraged , the school does not offer suitable conditions to develop this type of work , there is a lack of interest by teachers and responsible for education . Thus verifying that it is essential to implement the discipline of environmental education in an objective way , ie as a curriculum subject , since many practical research , as well as specialized doctrine , notably cited in this study point to this need , in order to commit the changes relating to customs and cultural knowledge concerning the preservation and conservation of the environment . | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Educação formal | por |
dc.subject | Educação informal | por |
dc.subject | Educação não formal | por |
dc.title | A inclusão da educação ambiental como disciplina curricular nas escolas municipais de São Gabriel - RS: reflexões sobre a educação formal, não formal e informal | por |
dc.title.alternative | Inclusion of environmental education curriculum as a discipline in schools municipal de São Gabriel - RS: reflections on formal education, no formal and informal | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Sepé, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | A educação é uma condição fundamental para que o indivíduo possa participar da sociedade, e esta inicia com a família, a qual é um ambiente socializador, uma vez que permite às crianças contato com as primeiras regras de convívio social, efetivando assim a educação informal. Com o passar do tempo a educação tradicional se apresenta centrada através do professor com métodos organizados com currículos fechados, ou educação formal. A educação formal está ligada às propostas da educação não-formal que vem para agregar a biografia dos indivíduos, ampliando a gama de vivências e experiências formativas de crianças, jovens, adultos e idosos. Hoje a educação ambiental está ligada à educação não formal por estar baseada no diálogo e interação entre as pessoas construindo assim uma visão crítica. Podemos analisar neste trabalho monográfico realizado através de entrevistas nas escolas Municipais de São Gabriel-RS e na Secretaria Municipal de Educação, que a educação ambiental não é trabalhada como deveria, os professores não são estimulados nem capacitados, a escola não oferece condições adequadas para desenvolver este tipo de trabalho, há uma falta de interesse por parte dos professores e responsáveis pelo ensino. Verificando assim que é imprescindível a implantação da disciplina de educação ambiental de forma objetiva, ou seja, como disciplina curricular, uma vez que várias pesquisas práticas, bem como a doutrina especializada, notadamente a citada no presente trabalho, apontam para esta necessidade, a fim de efetivar as mudanças referentes aos costumes e conhecimentos culturais relativos à preservação e conservação do meio ambiente. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |