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dc.contributor.advisorAraujo, Luiz Ernani Bonesso de
dc.creatorCabreira, Ana Paula Martins
dc.date.accessioned2015-05-12T13:47:44Z
dc.date.available2015-05-12T13:47:44Z
dc.date.issued2013-12-13
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/799
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractEducation is a fundamental condition for the individual to participate in society , and this starts with the family, which is a socializing environment, since it allowed the children contact with the first rules of social life , thus effecting informal education . Over time the traditional education is presented through teacher -centered methods with closed with organized curricula , or formal education . Formal education is on the non - formal education which proposals to add the biography of individuals , expanding the range of experiences and formative experiences of children, youth , adults and seniors . Today environmental education is on the non-formal education to be based on dialogue and interaction between people thus building a critical view. We can analyze this monographic work through interviews in the local schools of São Gabriel - RS and the Municipal Education Department, that environmental education is not worked as it should , teachers are not trained or encouraged , the school does not offer suitable conditions to develop this type of work , there is a lack of interest by teachers and responsible for education . Thus verifying that it is essential to implement the discipline of environmental education in an objective way , ie as a curriculum subject , since many practical research , as well as specialized doctrine , notably cited in this study point to this need , in order to commit the changes relating to customs and cultural knowledge concerning the preservation and conservation of the environment .eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEducação formalpor
dc.subjectEducação informalpor
dc.subjectEducação não formalpor
dc.titleA inclusão da educação ambiental como disciplina curricular nas escolas municipais de São Gabriel - RS: reflexões sobre a educação formal, não formal e informalpor
dc.title.alternativeInclusion of environmental education curriculum as a discipline in schools municipal de São Gabriel - RS: reflections on formal education, no formal and informaleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Sepé, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoA educação é uma condição fundamental para que o indivíduo possa participar da sociedade, e esta inicia com a família, a qual é um ambiente socializador, uma vez que permite às crianças contato com as primeiras regras de convívio social, efetivando assim a educação informal. Com o passar do tempo a educação tradicional se apresenta centrada através do professor com métodos organizados com currículos fechados, ou educação formal. A educação formal está ligada às propostas da educação não-formal que vem para agregar a biografia dos indivíduos, ampliando a gama de vivências e experiências formativas de crianças, jovens, adultos e idosos. Hoje a educação ambiental está ligada à educação não formal por estar baseada no diálogo e interação entre as pessoas construindo assim uma visão crítica. Podemos analisar neste trabalho monográfico realizado através de entrevistas nas escolas Municipais de São Gabriel-RS e na Secretaria Municipal de Educação, que a educação ambiental não é trabalhada como deveria, os professores não são estimulados nem capacitados, a escola não oferece condições adequadas para desenvolver este tipo de trabalho, há uma falta de interesse por parte dos professores e responsáveis pelo ensino. Verificando assim que é imprescindível a implantação da disciplina de educação ambiental de forma objetiva, ou seja, como disciplina curricular, uma vez que várias pesquisas práticas, bem como a doutrina especializada, notadamente a citada no presente trabalho, apontam para esta necessidade, a fim de efetivar as mudanças referentes aos costumes e conhecimentos culturais relativos à preservação e conservação do meio ambiente.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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