Mostrar registro simples

dc.creatorErgang, Sandro
dc.date.accessioned2007-11-22
dc.date.available2007-11-22
dc.date.issued2007-06-15
dc.identifier.citationERGANG, Sandro. Strategies of relationship marketing of Rede Sinodal de Educação: the relation between the expectations and the perception of the quality in services. 2007. 156 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8005
dc.description.abstractThe educational environment has presented in recent years one high degree of competitiveness, the incited competition and the increasing demand for a great variety of courses have motivated the education institutions to invest in solutions to know its students better and to interact more with them in directed way. Studies indicate, that the student in moment of the decision for an institution or the other, take in consideration the experience and the knowledge concerning this, through research with known friends and. To become the student a potential advertiser, very requires effort in relationship marketing, in offers of the package of educational services. The area of study of the quality in services, points the SERVQUAL used in this study, as a tool capable to provide to a necessary diagnosis on expectative and perceptions concerning the educational services. On the basis of these abilities presented for the methodologies, a significant sample of students of the Instituto Superior de Educação of Rede SINODAL was determined, to verify and to prove advantages and competitive deficiencies of these IES, to make possible the concentration of efforts in the relationship, as much in the current studies how much for prospect. The results of this instrument study will be able to serve as a significant pointer for managing Institutions of Education that they intend to identify necessary areas of improvement in the package of the educational service and to the investigators that look an instrument of measurement of the quality in services.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectQualidade em serviçospor
dc.subjectMarketing de relacionamentopor
dc.subjectSERVQUALpor
dc.subjectQuality in serviceseng
dc.subjectRelationship marketingeng
dc.titleEstratégias de marketing de relacionamento da Rede Sinodal de Educação: a relação entre as expectativas e a percepção da qualidade em serviçospor
dc.title.alternativeStrategies of relationship marketing of Rede Sinodal de Educação: the relation between the expectations and the perception of the quality in serviceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO ambiente educacional tem apresentado nos últimos anos um alto grau de competitividade, a concorrência acirrada e a demanda crescente por uma grande variedade de cursos têm motivado as instituições de ensino a investirem em soluções para conhecer melhor seus estudantes e interagir com eles de maneira mais direcionada. Estudos indicam, que o estudante no momento da decisão por uma instituição ou outra, leva em consideração a vivência e o conhecimento acerca desta, mediante pesquisas com amigos e conhecidos. Tornar o estudante um divulgador em potencial, requer muito esforço em marketing de relacionamento, na oferta do pacote de serviços educacionais. A área de estudo da qualidade em serviços, aponta a SERVQUAL utilizada neste estudo, como uma ferramenta capaz de proporcionar um diagnóstico preciso sobre espectativas e percepções acerca dos serviços educacionais. Com base nestas competências apresentadas pelas metodologias, utilizou-se uma amostra de 382 estudantes e 6 gestores das cinco Instituições de Ensino Superior da Rede SINODAL de Educação do estado do Rio Grande do Sul, para verificar e comprovar vantagens e deficiências competitivas destas IES, para possibilitar a concentração de esforços no relacionamento, tanto no atual estuante quanto para o prospect. Os resultados deste instrumento de estudo poderão servir como um indicador significativo para gestores de Instituições de Ensino que pretendem identificar áreas de melhoria necessárias no pacote do serviço educacional e aos investigadores que procuram um instrumento de mensuração da qualidade em serviços.por
dc.contributor.advisor1Godoy, Leoni Pentiado
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7499692835204617por
dc.contributor.referee1Evangelista, Mário Luiz Santos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1880377231722847por
dc.contributor.referee2Gomes, Clandia Maffini
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2010827580929023por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9228218785185660por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples