Mostrar registro simples

dc.creatorMello, Maura Regina de
dc.date.accessioned2008-01-08
dc.date.available2008-01-08
dc.date.issued2004-05-03
dc.identifier.citationMELLO, Maura Regina de. OS PROCESSOS DA QUALIDADE TOTAL NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO NA PERCEPÇÃO DOS GESTORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO:UM ESTUDO NO CENTRO UNIVERSITÁRIO FEEVALE. 2004. 139 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8030
dc.description.abstractThe current work has the aim to analyse the Quality Management System of the Business Administration Course under Feevale s manager group perception. I have carefully remarked how that group perceives the total quality management at the Institution as well as if the management paradigm applied there can be done for the activities whose product is knowledge. Data and information were collected from documentary analysis on and not structuralized interviews with the coordinators of Business Course; this way the goals considered for that study were reached. Brief, the analysis elaborated from the raised data made possible to verify the factors that contribute and the ones that make difficult the management of the total quality at Feevale, once Business Administration Course is considered as target of the quality system. Also, having followed the managers opinion and bibliography, it was possible to present some concerns to help the Quality Management at that Institution.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectQualidade totalpor
dc.subjectCurso de administraçãopor
dc.subjectGestão de qualidadepor
dc.titleOs processos da qualidade total numa instituição de ensino na percepção dos gestores do curso de administração: um estudo no centro universitário Feevalepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação teve por objetivo analisar o sistema de Gestão da Qualidade do Curso de Administração do Centro Universitário Feevale sob a percepção do seu grupo de dirigentes. Busquei interpretar como esse grupo percebe a Gestão da Qualidade Total na Instituição e se o modelo de gestão aplicado é viável para as atividades cujo produto seja o conhecimento. As informações e dados foram coletados a partir de análise documental e de entrevistas não estruturadas com os dirigentes do curso de administração, o que possibilitou atingir aos objetivos propostos para esse estudo. A análise elaborada, a partir dos dados levantados, possibilitou verificar os fatores que contribuem e que dificultam a Gestão da Qualidade Total no Centro Universitário Feevale. Seguindo os depoimentos dos dirigentes investigados e as recomendações da revisão bibliográfica, foi possível apresentar considerações que podem contribuir para o aprimoramento da Gestão da Qualidade nessa Instituição de Ensino.por
dc.contributor.advisor1Schmidt, Alberto Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2214080795054032por
dc.contributor.referee1Godoy, Leoni Pentiado
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7499692835204617por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3509077042296279por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples