Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNishijima, Toshio
dc.creatorSchneider, Rudolfo
dc.date.accessioned2015-05-13T12:55:47Z
dc.date.available2015-05-13T12:55:47Z
dc.date.issued2013-12-20
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/803
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThe present work intends to contribute with a reflection about Environmental Education, analyzing as of its approach different classes of subjects the final years of elementary education. The research, a case study developed through analysis of survey questionnaires applied to the faculty of a school of municipal schools, the municipality of Sobradinho, RS, which was aimed at understanding the importance of environmental education and its relevance for each subject search. It was observed that the theme Environmental Education is worked by teachers in an interdisciplinary and cross-sectional shape with the curriculum. Most teachers works the theme of Environmental Education in their classrooms interdisciplinary and integrated into the school curriculum. It was found that the school participates in various environmental projects in partnership with the Municipal Secretary of Education and other agencies linked to the Environment area, but it is noteworthy that no project developed was proposed by the school itself. We confim that the environmental issue is addressed in classrooms and yet the environmental problems of today has only increased , we urgently need to rethink what needs to be done so that environmental consciousness is in every citizen , perhaps the way actions and discussions are being offered in schools and society need to be rethought , because while all do not realize the severity of the problem will continue to have many projects and isolated actions of environmental consciousness without much success and results.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.titleEducação ambiental escolar: desafios e possibilidadespor
dc.title.alternativeEnvironmental educationschool: Challengesand Possibilitieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho pretende contribuir com a reflexão sobre Educação Ambiental, analisando como se dá a sua abordagem nas aulas das diferentes disciplinas dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A pesquisa, um estudo de caso, desenvolvida através da análise dos questionários de pesquisa aplicados ao corpo docente de uma escola da Rede Municipal de Ensino, do município de Sobradinho, RS, objetivando conhecer qual a importância da Educação Ambiental e a sua relevância para cada sujeito da pesquisa.Observou-se que o tema Educação Ambiental é trabalhado pelos professores de forma interdisciplinar e transversal com o currículo.Constatou-se que a escola participa de diversos projetos de meio ambiente, em parceria com a Secretária Municipal de Educação e demais entidades ligadas ao Meio Ambiente, porém cabe ressaltar que nenhum projeto desenvolvido foi proposto pela própria escola. Verificou-se que o tema ambiental é abordado nas salas de aula e que mesmo assim os problemas ambientais da atualidade só têm aumentado.Precisa-se com urgência repensar as ações a ser realizadas para que a consciência ambiental esteja em cada cidadão, talvez a forma com que as ações e debates estão sendo propostos nas escolas e na sociedade precisam ser repensadas, pois enquanto todos não se derem conta da gravidade do problema continuaremos tendo diversos projetos e ações isoladas de consciência ambiental sem grande êxito e resultados.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples