Mostrar registro simples

dc.creatorFelin, Renata Saurin
dc.date.accessioned2008-10-29
dc.date.available2008-10-29
dc.date.issued2007-12-21
dc.identifier.citationFELIN, Renata Saurin. Standard ISO 9001/2000 as model management: a roteiro of implementation for the implementation and their organizations - a case study. 2007. 124 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8047
dc.description.abstractIn a global market with increasing demands of customers, the establishment and maintenance of quality management systems and their subsequent certification is in a critical factor of success for organizations wishing to improve their performance, optimizing their processes and resources and, therefore, by increasing their productivity and competitiveness. It should be emphasized that the deployment itself is a process of learning and therefore should not have very strict rules, but be adapted to the culture of the company. In this context, the present study proposes to develop a road map for implementation of a quality management system based on the requirements of ISO 9001:2000. Use as a basic methodological analysis through case study and the interpretation family ISO 9000 rules. For that, initially, is the established theoretical basis of the work and, interpretation of the requirements of ISO 9001:2000. Then defines the steps to achieve certification on the basis of case studies. So then, is an analysis of the implementation of ISO 9001:2000 using the roadmap proposed. In conclusion, it is considered that the greatest challenge in the implementation of the Quality Management System in the company under study is the change in the culture of people of the organization. These stages are understanding that the implementation of a management system brings positive reflections on various aspects such as increased productivity, higher quality products, access to new markets, attention to legal requirements credibility of customers, among others. Therefore, the proposed roadmap is appropriate to the organization and it is recommended to other organizations specifically in the area of industry.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectISO 9000por
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectCertificaçãopor
dc.subjectISO 9000eng
dc.subjectQualityeng
dc.subjectCertificationeng
dc.titleNorma ISO 9001/2000 como modelo de gestão: um roteiro de implantação para as organizações e sua implementação - um estudo de casopor
dc.title.alternativeStandard ISO 9001/2000 as model management: a roteiro of implementation for the implementation and their organizations - a case studyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNum mercado global com crescentes exigências dos clientes, a implantação e manutenção de sistemas de gestão da qualidade e a sua posterior certificação constituem-se num fator crítico de sucesso para as organizações que pretendam melhorar o seu desempenho, otimizando seus processos e recursos e, consequentemente, aumentando a sua produtividade e competitividade. Cabe salientar que a implantação propriamente dita é um processo de aprendizado e, portanto, não deve ter regras muito rígidas, mas estar adaptada à cultura da empresa. Neste contexto, o presente trabalho propõe-se desenvolver um roteiro de implantação de um sistema de gestão da qualidade com base nos requisitos da norma ISO 9001:2000. Utiliza-se como base metodológica a análise através do estudo de caso e pela interpretação das normas da família ISO 9000. Para isso, inicialmente, é estabelecida a fundamentação teórica do trabalho e a, interpretação dos requisitos da norma ISO 9001:2000. Em seguida são especificados os passos para obter a certificação com base no estudo de caso. Logo em seguida, é feita uma análise do processo de implantação da norma ISO 9001:2000 utilizando o roteiro proposto. Concluindo, considera-se que o maior desafio na implantação do SGQ na empresa em estudo está sendo a mudança na cultura das pessoas da organização. Estas, gradativamente estão entendendo que a implantação de um sistema de gestão traz reflexos positivos em vários aspectos, como aumento da produtividade, produtos de melhor qualidade, acesso à novos mercados, atendimento à requisitos legais, credibilidade dos clientes, entre outros. Portanto, o roteiro proposto está sendo adequado e recomenda-se à outras organizações especificamente no ramo das indústrias.por
dc.contributor.advisor1Schmidt, Alberto Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2214080795054032por
dc.contributor.referee1Dallmeyer, Arno Udo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6410822186320216por
dc.contributor.referee2Silveira, Djalma Dias da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1988016337388120por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2295775495490598por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples