Mostrar registro simples

dc.creatorBaisch, Lindiane da Veiga
dc.date.accessioned2009-04-01
dc.date.available2009-04-01
dc.date.issued2009-01-26
dc.identifier.citationBAISCH, Lindiane da Veiga. Strategic management and the managing competences in the organizational structure of the marketing department. A case study in a beverage industry. 2009. 113 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8090
dc.description.abstractThe present work presents a case study, in a beverage industry, in Santa Maria, RS, which uses Strategic Planning in its activities. The goal of this research is to identify the managing competences of the Marketing Manager of the studied company. In order to achieve this goal, the main Strategic Management Models and the current Marketing department structure models were studied, the Strategic Planning, the Organizational Structure and the Marketing Department were analyzed as well as the present and expected Roles and the Competences of the Marketing Manager of the studied company. In order to collect data, a structured interview was used, based on open and close questions, applied to the Marketing Manager, his/her superiors and subordinates. With these interviews, it was possible to identify the way the company s marketing structure is organized, as well as to analyze the managing competences that this professional has and should have, for and efficient perform of his/her functions and the optimization of the company s Strategic Managementeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlanejamento estratégicopor
dc.subjectCompetências gerenciaispor
dc.subjectEstrutura do departamento de marketingpor
dc.subjectStrategic planningeng
dc.subjectManagement competenceseng
dc.subjectMarketing department structureeng
dc.titleGestão estratégica e as competências gerenciais na estrutura organizacional do departamento de marketing. Um estudo de caso em uma indústria de bebidaspor
dc.title.alternativeStrategic management and the managing competences in the organizational structure of the marketing department. A case study in a beverage industryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta um estudo de caso, em uma indústria de bebidas, localizada no município de Santa Maria, RS, que utiliza o Planejamento Estratégico em suas atividades. O objetivo desta pesquisa é identificar as competências gerenciais do Gerente de Marketing da empresa em estudo. Para atingir este objetivo, foram estudados os principais Modelos de Gestão Estratégica, os modelos atuais de estrutura do departamento de Marketing, analisou-se o Planejamento Estratégico e a Estrutura Organizacional bem como do Departamento de Marketing e também as Funções e as Competências, presentes e esperadas do Gerente de Marketing da empresa em questão. Para coletar os dados, foi utilizada entrevista estruturada, com auxílio de questões abertas e fechadas, aplicadas junto ao Gerente de Marketing, seu superior e seus subordinados. Com essas entrevistas, foi possível identificar como está organizada a estrutura de marketing da empresa, como também, fazer a análise das competências gerenciais que esse profissional possui e deveria possuir, para o eficiente desempenho de suas funções e otimização da Gestão Estratégica da empresa.por
dc.contributor.advisor1Estrada, Rolando Juan Soliz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8289981779028833por
dc.contributor.referee1Rabenschlag, Denis Rasquin
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5008073653404072por
dc.contributor.referee2Siluk, Julio Cezar Mairesse
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8315298509051752por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2664745352407645por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples