Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Cícero Santiago de
dc.creatorRossetto, Makeli
dc.date.accessioned2014-03-12
dc.date.accessioned2014-03-12T13:06:38Z
dc.date.available2014-03-12T13:06:38Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2014-03-12
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/80
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe present study aimed to analyze the role of the management team forward inclusive education at the State Institute Cardinal Arcoverde in Passo Fundo (RS). For both developed a qualitative research case study, which was a teacher, a direction and a coordination education. As methodological procedure was applied a questionnaire with open questions. The reflections analyzed point to the importance of transforming the current reality facing the school inclusion, proposing collective action towards its implementation, as well as public policies that meet the needs of people with special needs. It is essential that all involve the inclusion in the educational process. It is the management team to broker a dialogue, articulating knowledge in their diversity, provide meaningful experiences for the education of the individual. The inclusion must be part of a proposal does not cover segregative and educators, family and community and be grounded in a philosophy that provides everyone with equality and respect differences.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertoeng
dc.subjectPolítica públicapor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectAlunos com necessidades especiaispor
dc.titleUm estudo sobre o papel da gestão escolar na construção da escola inclusivapor
dc.title.alternativeA study on the role of education in construction management school inclusiveeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.levelEspecializaçãopor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa objetivou analisar o papel da equipe gestora frente a educação inclusiva no Instituto Estadual Cardeal Arcoverde no município de Passo Fundo (RS). Para tanto desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, na qual participaram professor,direção e coordenação pedagógica. Como procedimento metodológico foi aplicado um questionário com perguntas abertas. As reflexões analisadas apontam para a importância de transformar a realidade atual frente à inclusão escolar, propondo ações coletivas para a sua implementação, assim como políticas públicas que atendam as necessidades dos portadores de necessidades especiais. É essencial que a inclusão envolva todos no processo educativo. Cabe a equipe gestora mediar um diálogo permanente, ao articular saberes em suas diversidades, proporcionar vivências significativas para a formação integral do indivíduo. A inclusão deve fazer parte de uma proposta não segregativa e abranger os educadores, a família e a comunidade e estar embasada numa filosofia que proporciona a todos igualdade e respeite as diferenças .por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples