Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKrum, Myrian Cunha
dc.creatorPritsch, Carine Tamara Kroetz
dc.date.accessioned2015-05-13T15:34:00Z
dc.date.available2015-05-13T15:34:00Z
dc.date.issued2013-11-29
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/810
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractRealizing the demands of the contemporary educational scenery, where the role of the teacher is central in the formal learning of the students and their formation is linked to the quality of education that we so long, the aim of this study was to investigate the correlation between the topics approached in the pedagogical training that the City Department of Education from Vera Cruz-RS performs with literacy educators of its network, with the current needs perceived by these professionals in the practical reality of classrooms. It was also tried to understand, in a qualitative perspective and using participatory research through questionnaires, if educators feel the need to participate in the pedagogical training offered by SMED and other forms of qualification, the main anguish and difficulties that professionals demonstrate in their day-to-day in relation to pedagogical practice and whether these professionals are able to apply the acquired knowledge in their practice providing students a quality education. The results showed a great appreciation for continuing education, both offered by the City Department of Education as other ways in which each teacher individually seeks the study as they consider that these practices provide ideas and exchanges of experience to improve themselves. The topics covered in the trainings organized by the SMED offer aids to the teachers that correspond to the perceived needs and these can be applied in practice of classes in order to qualify teaching and learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectFormação pedagógicapor
dc.subjectQualidade na educaçãopor
dc.titleGestão educacional e a formação continuada de profesores dos anos iniciais do município de Vera Cruz/RSpor
dc.title.alternativeEducational management and continuing education of teachers of early years of the county of Vera Cruzeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoPercebendo as exigências do cenário educacional contemporâneo, onde o papel do professor é central na aprendizagem formal dos alunos e sua formação está vinculada à qualidade da educação que tanto almejamos, o estudo elaborado teve por finalidade investigar as correspondências entre os temas abordados nas formações pedagógicas que a Secretaria Municipal de Educação do município de Vera Cruz/RS realiza com os educadores alfabetizadores de sua rede, com as reais necessidades percebidas por estes profissionais na realidade prática das salas de aula. Buscou-se compreender também, através de questionários, elaborados dentro de uma perspectiva qualitativa e utilizando a pesquisa participada, se os educadores sentem necessidade em participar das formações pedagógicas oferecidas pela SMED e outras formas de qualificação, as principais angústias e dificuldades que os profissionais demonstram em seu dia-a-dia em relação ao fazer pedagógico e se estes profissionais conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos na sua prática proporcionando aos educandos uma educação de qualidade. Os resultados demonstraram uma grande valorização à formação continuada, tanto a oferecida pela Secretaria Municipal de Educação quanto outras formas onde cada professor busca individualmente o estudo, pois consideram que estas proporcionam reflexões e trocas de experiências para se aperfeiçoarem. Os temas abordados nas formações promovidas pela SMED oferecem aos professores subsídios que correspondem às necessidades percebidas e estes podem ser aplicados na prática das aulas de modo a qualificar o ensino e a aprendizagem.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples