Mostrar registro simples

dc.creatorTronco, Catia Regina
dc.date.accessioned2006-11-17
dc.date.available2006-11-17
dc.date.issued2006-08-07
dc.identifier.citationTRONCO, Catia Regina. METHODOLOGY TO MANAGEMENT PROCESS OF SERVICES IN MICRO AND SMALL COMPANIES OF THE CENTRAL AREA OF RIO GRANDE DO SUL - BR. 2006. 124 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8113
dc.description.abstractThe present study presents a model to management process of services in micro and small companies - MPEs, of the central area of Rio Grande do Sul. MPEs, object of this study, were in number of forty three (43) active companies in section services,that were part of the Program of Business Extension, in the period understood between 2004 and 2005. For the accomplishment of the research, it was used data collected by technical consultants of the business extension, which data were obtained through interviews with entrepreneurs and logged in a checklist. After, they were analyzed through statistics programs, when there was the crossing data, in order to have a perfected analysis, and finally the presentation of the proposed model, that for its simplicity, it is only destined to MPEs. The data analysis took to the conclusion that most of MPEs that render services don't elaborate plans in order to develop new services or looking for to reach new customers, and due to that they stagnate in the market, coming, later, dying. It was noticed that most of MPEs don't possess procedures and operational instructions for services execution, what turns more challenging the establishment of patterns in the offered services. Finally, MPEs demonstrate real need of a more efficient control in what concerns development and execution of the rendered services, in a way to guarantee the maintenance, recruiting of new services and execute services intending to satisfy customer's demands.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectServiçospor
dc.subjectProcesso de serviçopor
dc.subjectMicro e pequenas empresaspor
dc.subjectServiceseng
dc.subjectServices processeng
dc.subjectMicro and small companieseng
dc.titleMetodologia de gerenciamento do processo de serviços em micro e pequenas empresas da região central do Rio Grande do Sul - BRpor
dc.title.alternativeMethodology to management process of services in micro and small companies of the central area of Rio Grande do Sul - BReng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo apresenta um modelo de gerenciamento do processo de serviços em micro e pequenas empresas - MPEs, da região central do Rio Grande do Sul. As MPEs, objeto deste estudo, foram em número de quarenta e três (43) empresas atuantes no setor de serviços, que fizeram parte do Programa de Extensão Empresarial, no período compreendido entre 2004 e 2005. Para a realização da pesquisa, utilizou-se dados coletados por consultores técnicos da extensão empresarial, os quais foram obtidos através de entrevistas com empresários e anotados em um check-list. Logo após, foram analisados, através de programas de estatística, quando houve o cruzamento dos dados, seguido de acurada análise, e, finalmente a apresentação do modelo proposto, que, por sua simplicidade, é destinado somente às MPEs. A análise dos dados levou à conclusão de que a maioria das MPEs, prestadoras de serviços, não elaboram planos, quer para desenvolvimento de novos serviços, quer buscando atingir novos clientes, e, devido a isso, ficam estagnadas, no mercado, vindo, posteriormente, a morrerem. Percebeu-se, também, que a maioria das MPEs não possui procedimentos e instruções operacionais, para execução dos serviços, o que torna mais desafiador o estabelecimento de padrões nos serviços oferecidos. Concluiu-se, ao final, que as MPEs demonstram a real necessidade de um controle mais eficiente, no que diz respeito ao desenvolvimento e execução dos serviços prestados, de forma a garantirem a manutenção e contratação de novos serviços e executarem os serviços de forma a satisfazerem as exigências do cliente.por
dc.contributor.advisor1Godoy, Leoni Pentiado
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783888T0por
dc.contributor.referee1Schmidt, Alberto Souza
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799565E3por
dc.contributor.referee2Ansuj, Angela Pellegrin
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723982P8por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4231541P4por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples