Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGama, Maria Eliza Rosa
dc.creatorOrtiz, Marta Simone Dries
dc.date.accessioned2015-05-15T11:41:05Z
dc.date.available2015-05-15T11:41:05Z
dc.date.issued2013-11-30
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/812
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThe research project "Implications of school management in the ways of assessment conducted in public schools in Arroio do Tigre city, seeks to understand how management forms present in schools influences the evaluation practiced in the first years of primary education, three city Elementary Schools. The research is a case study, conducted through interviews with eleven teachers and five administrator, three city schools. Applied pre-structured questionnaire with open questions, which allow the analysis of qualitative nature. Search will know how management forms imply the evaluation of school learning. Faced with this challenge, we sought theoretical support in Political Pedagogical Project of the schools surveyed, NCP authors and experts in the field school management and evaluation. A Peter Demo review is necessary, but should be evaluated, with an eye toward the human. Heloise Lück reveals the importance of school management to be shared with the school community, in a new paradigm, articulated in a democratic and participatory. It was concluded from the research with teachers and administrators that the forms of management schools, belonging to a municipal school system, very little influence on the criteria and decisions on the evaluation of student learning. Likewise, mean little, the managers of the municipal education, in decisions about the school's educational assessment. The evaluation of learning in schools analisys, and within the same school is different.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleImplicações da gestão escolar nas formas de avaliação realizadas em escolas públicas no município de Arroio do Tigre, RSpor
dc.title.alternativeImplications of management school held in forms of Assessment in public schools in the city of Arroio do Tigre, RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO projeto de pesquisa "Implicações da gestão escolar nas formas de avaliação realizadas em escolas públicas no município de Arroio do Tigre busca compreender como as formas de gestão presentes nas escolas influenciam nas formas de avaliação praticadas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em três escolas de Ensino Fundamental da rede municipal do município. A pesquisa é um estudo de caso, realizada através de entrevistas com onze professores e cinco gestores, de três escolas da rede municipal de ensino. Aplicou-se questionário préestruturado com questões abertas, as quais permitem a análise de cunho qualitativo. Buscar-se-á saber como as formas de gestão implicam na avaliação da aprendizagem escolar. Diante desse questionamento, buscou-se subsídios teóricos no Projeto Político Pedagógico das escolas pesquisadas, PCN e autores especialistas no assunto gestão escolar e avaliação. Onde, Pedro Demo diz que avaliar é preciso, porém se deve avaliar com olhar voltado para o humano. E, Heloísa Lück revela a importância da gestão escolar ser compartilhada com a comunidade escolar, em um novo paradigma, articulada de forma democrática e participativa. Concluiu-se a partir da pesquisa com professores e gestores que as formas de gestão de escolas, pertencentes a um sistema municipal de ensino, influenciam muito pouco nos critérios e decisões sobre o processo de avaliação da aprendizagem dos alunos. Da mesma forma, implica pouco, os gestores do sistema municipal de educação, nas decisões sobre a avaliação pedagógica da escola. A avaliação da aprendizagem nas escolas pesquisadas, e dentro de uma mesma escola é diversa.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples