Mostrar registro simples

dc.creatorWeber, Claudiane
dc.date.accessioned2010-08-05
dc.date.available2010-08-05
dc.date.issued2010-06-21
dc.identifier.citationWEBER, Claudiane. Corporate portal for knowledge management: lining up people, information and organizational strategy in a private institution of higher education. 2010. 142 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8142
dc.description.abstractThis research proposed to investigate how to develop and implant a corporate portal to assist in knowledge management in a Private Institution of Higher Education, based on people, information and organizational strategy. Considering the peculiarities of the context and academic knowledge, more specifically, it referred to a proposal to build a conceptual model of corporate portal for knowledge management in the academic context, based on organizational knowledge of a Private Institution of Higher Education. The research of this dissertation, of qualitative and quantitative nature, is characterized as a case study. The goals were achieved through a combination of two lines of action: the first related to the theoretical construction based on literature, and the second consists of a questionnaire applied to the technical-administrative employees of private institution of higher education (IESP). Based on the methods employed, it was possible to: a. collect the informational and knowledge needs of the IESP employees; b. verify how information and knowledge are treated in the institution in order to be linked to the organizational strategy; c. study the types of existing portals; and d. study the information and knowledge management in private institutions of higher education . From these results it was possible to delineate a conceptual model of portal for the management of knowledge in its tacit and explicit part in the academic context.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão do conhecimentopor
dc.subjectPortal corporativopor
dc.subjectInstituição de ensino superior privadapor
dc.subjectAntonio Meneghetti Faculdadepor
dc.subjectGestão estratégicapor
dc.subjectGestão da informaçãopor
dc.subjectIntranetpor
dc.subjectExtranetpor
dc.subjectKnowledge managementeng
dc.subjectCorporate portaleng
dc.subjectPrivate institution of higher educationeng
dc.subjectAntonio Meneghettieng
dc.subjectStrategic managementeng
dc.subjectKnowledge informationeng
dc.subjectIntraneteng
dc.subjectExtraneteng
dc.titlePortal corporativo para gestão do conhecimento: alinhando pessoas, informação e estratégia organizacional em uma instituição de ensino superior privadapor
dc.title.alternativeCorporate portal for knowledge management: lining up people, information and organizational strategy in a private institution of higher educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa se propôs a investigar como desenvolver e implantar um portal corporativo para auxiliar na gestão do conhecimento em uma Instituição de Ensino Superior Privada, com base em pessoas, informação e estratégia organizacional. Tendo em vista as peculiaridades do contexto e do conhecimento acadêmico, mais especificamente, referiu-se a uma proposta de construção de um modelo conceitual de portal corporativo para a gestão do conhecimento no contexto acadêmico, tendo por base o conhecimento organizacional de uma instituição de ensino superior privada. De natureza quali-quantitativa, a pesquisa desta dissertação caracteriza-se como estudo de caso. Os objetivos foram alcançados por meio da combinação de duas linhas de ação: a primeira relacionada à construção teórica realizada com base na literatura, e a segunda constituída de questionário, aplicado aos colaboradores técnico administrativos da instituição de ensino superior privada (IESP). Com base nos métodos empregados, foi possível: a. levantar as necessidades informacionais e de conhecimento dos colaboradores da IESP; b. verificar como a informação e conhecimento são tratados na instituição de forma a estar articulado à estratégia organizacional; c. estudar os tipos de portais existentes; e d. estudar a informação e a gestão do conhecimento em instituições de ensino superior privadas. A partir desses resultados, foi possível delinear um modelo conceitual de portal para a gestão do conhecimento em sua vertente tácita e explícita no contexto acadêmico.por
dc.contributor.advisor1Estrada, Rolando Juan Soliz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8289981779028833por
dc.contributor.referee1Siluk, Julio Cezar Mairesse
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8315298509051752por
dc.contributor.referee2Lopes, Maria Isabel Pimenta
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2084366919480521por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9176485678404469por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples