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dc.creatorLuz, Dulce Elaine Saul da
dc.date.accessioned2012-05-23
dc.date.available2012-05-23
dc.date.issued2011-09-30
dc.identifier.citationLUZ, Dulce Elaine Saul da. METADATA FOR PRESERVATION AND SECURITY OF ELECTRONIC GRADEBOOKS AT UFSM. 2011. 150 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8209
dc.description.abstractThe public education institutions are trying to follow the technological advances and aim to search for the evolution in education that increasingly appears every day in its organizational environment. This research aimed to investigate, evaluate and analyze the document Gradebook at Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) in relation to its information management, preservation and security. The methodology used in this study was analytical exploratory combined with the documental analysis from the information in the literature review and, the case study technique. Therefore, we performed a bibliographical research of the legislation and the document archiving management with a qualitative approach. The data collection was performed through meetings, interviews, observation and diagnose with the different users involved in the considered process, where we searched to verify the procedures and the current conditions of the Gradebooks at the Didactic Departments. As a result of this study we suggest a model of metadata for the Electronic Gradebooks in UFSM, aiming to improve the production, flow, storage, access, security and preservation of the information. The proposed model suggests a set of requirements for computerized management of documents, specified in the standard e-ARQ-Brazil, which specifies all the activities and technical operations of the document archiving management from production, processing, use, archiving and final destination. This study was completed with its overall goal reached, which is the development of the model for implementation of Electronic Gradebooks, according to the rules and archival policies of the institution and the government, aiming at the preservation and safety of DC UFSM for a long time through the metadata defined for this document as model, and Brazil-ARQ, determining the best way for their management, preservation and security.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMetadadospor
dc.subjectPreservaçãopor
dc.subjectSegurança da informaçãopor
dc.subjectDiário de classepor
dc.subjectMetadataeng
dc.subjectPreservationeng
dc.subjectInformation securityeng
dc.subjectGradebookeng
dc.titleMetadados para preservação e segurança do diário de classe eletrônico da UFSMpor
dc.title.alternativeMetadata for preservation and security of electronic gradebooks at UFSMeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAs instituições públicas de ensino vêm buscando acompanhar os avanços tecnológicos e visam à busca pela evolução na educação que surge de forma crescente no dia-a-dia em seu ambiente organizacional. Esta pesquisa buscou investigar, avaliar e analisar o documento Diário de Classe da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) quanto à gestão, preservação e segurança da informação. A metodologia utilizada foi um estudo exploratório analítico combinado com análise documental a partir de informações encontradas na revisão de literatura, com técnica de estudo de caso. Portanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de legislação e de modelos de gestão arquivística de documentos, com abordagem qualitativa. A coleta dos dados foi realizada por meio de reuniões, entrevistas, observação e diagnósticos com os diferentes usuários envolvidos no processo em questão, através dos quais buscou-se verificar os procedimentos e as condições atuais em que se encontram os Diários de Classe nos Departamentos Didáticos. Como resultado, propõe-se um modelo de metadados para o Diário de Classe Eletrônico da UFSM, visando aperfeiçoar a produção, fluxo, armazenamento, acesso, segurança e preservação das informações. O modelo proposto sugere um conjunto de requisitos para gestão informatizada de documentos, indicado na norma e-ARQ Brasil, que especifica todas as atividades e operações técnicas da gestão arquivística de documentos desde a produção, tramitação, utilização e arquivamento até a sua destinação final. Este estudo foi finalizado com o objetivo geral alcançado que é a elaboração do modelo para implantação do Diário de Classe Eletrônico de acordo com a legislação e as políticas arquivísticas da Instituição e do governo, visando à preservação e segurança do DC da UFSM, por longo tempo, através dos metadados definidos para este documento conforme o modelo e-ARQ Brasil, determinando a melhor forma para sua gestão, preservação e segurança.por
dc.contributor.advisor1Nunes, Raul Ceretta
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792667H1por
dc.contributor.referee1Müller, Felipe Martins
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723058U1por
dc.contributor.referee2Limberger, Sergio João
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780159J6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4217877U8por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


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