Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPrestes, Liliane Madruga
dc.creatorVergütz, Lucinéia
dc.date.accessioned2015-05-20T12:27:46Z
dc.date.available2015-05-20T12:27:46Z
dc.date.issued2013-11-29
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/821
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis study aims to diagnose and analyze the concepts and practices within the school management from listening to community representatives of a public school in the town of Victor Graeff - RS. The research included a literature review on the subject and field research conducted in the second half of 2013. To this end, semi-structured questionnaires, which were answered by representatives of all segments of the school community, were applied. Among the questions proposed is cited: distribution of public resources and their sufficiency for the school run, how is the relationship between participation and pedagogical staff, teachers, staff, students, parents and community with the school if they have knowledge of how resources are applied, how is school autonomy before participating members. The analysis of such data aims to contribute to the qualification of the actions developed within the school as well as provide insight to the initial and continuing training of managers in education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectFormação inicial e continuadapor
dc.titlePercepções acerca da gestão democrática a partir da escuta da comunidade: um estudo de caso numa escola pública de Victor Graeff - RSpor
dc.title.alternativePerceptions about the democratic management from listening to the community: a case study in a public school of Victor Graeff - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo diagnosticar e analisar as concepções e práticas no âmbito da gestão escolar a partir da escuta de representantes da comunidade de uma escola pública do município de Victor Graeff - RS. A pesquisa contou com revisão de literatura acerca da temática e pesquisa de campo realizada no segundo semestre de 2013. Para tanto, foram aplicados questionários semiestruturados, os quais foram respondidos por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar. Entre os questionamentos propostos cita-se: distribuição dos recursos públicos e a sua suficiência para o funcionamento da escola; de que maneira ocorre à participação e o relacionamento entre a equipe pedagógica, professores, funcionários, alunos, pais e comunidade junto à escola; se os mesmos tem conhecimento de como os recursos são aplicados; como é a autonomia escolar diante dos membros participantes. A análise de tais dados busca contribuir para a qualificação das ações desenvolvidas no âmbito da escola bem como oferecer subsídios para a formação inicial e continuada de gestores em educação.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples