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dc.creatorNascimento, Fabio Redin do
dc.date.accessioned2014-02-10
dc.date.available2014-02-10
dc.date.issued2013-02-21
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Fabio Redin do. Institutional evaluation of IES: reflections on compatibility of three models self assessment - SINAES, FNQ and CAF. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8277
dc.description.abstractThe Common Assessment Framework (CAF or Commom Assessment Framework), used in the education sector in European countries and the assessment tool of the National Quality Foundation (FNQ) named Model Management Excellence (MEG) used in public and private organizations in Brazil are assessment models of organizational performance, specially developed to help organizations apply the techniques of Total Quality Management (TQM) in order to better their performance levels and their management. However, the study lies in the general assessment of the quality management of Higher Education Institutions (HEIs) in Brazil based on the external evaluation component of the National Higher Education Evaluation (SINAES). Had the motivation to empirical perception about the difficulties that, in general, undergraduate courses face in adopting a system of quality management and implementation of a system with features evaluative management and continuous improvement. This thesis aims to propose the integration of Model Management Excellence Foundation National Quality - FNQ with the Common Assessment Framework - CAF, making a conversãoBrasil / Europe. Using the method of action research as directed qualitative research strategy, the study sought to reconcile the two models and processes your criteria with indicators of the National Assessment of Higher Education SINAES, generating a guidance booklet called SIMECA. This work will serve as support to managers of undergraduate seeking quality assurance and support for the IES rumen toward excellence, fulfilling the main objective of this work. For future research, it is recommended to deepen, through case studies, the study demonstrated the application.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão da qualidade total (TQM)por
dc.subjectEstrutura Comum de Avaliação (CAF)por
dc.subjectFundação Nacional da Qualidade (FNQ)por
dc.subjectSistema nacional de avaliação da educação superior (SINAES)por
dc.subjectGarantia da qualidadepor
dc.subjectTotal Quality Management (TQM)eng
dc.subjectCommon Assessment Framework (CAF)eng
dc.subjectNational Quality Foundation (FNQ)eng
dc.subjectNational evaluation system of higher education (SINAES)eng
dc.subjectQuality assuranceeng
dc.titleAvaliação institucional de IES: reflexões sobre compatibilidade de três modelos de auto avaliação - SINAES, FNQ e CAFpor
dc.title.alternativeInstitutional evaluation of IES: reflections on compatibility of three models self assessment - SINAES, FNQ and CAFeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA Estrutura Comum de Avaliação (Commom Assessment Framework ou CAF), usada no setor da educação em países europeus e o instrumento de avaliação da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) denominado Modelo de Excelência da Gestão (MEG) utilizada em organizações públicas e privadas do Brasil são modelos de avaliação de desempenho organizacional, especialmente desenvolvidos para ajudar as organizações aplicarem as técnicas da Gestão da Qualidade Total (TQM) a fim de melhorar os seus níveis de desempenho e da sua gestão. Contudo, o estudo situa-se no quadro geral da avaliação da gestão da qualidade das Instituições de Educação Superior Privada (IESP) no Brasil tendo como base o componente de avaliação externa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Teve como motivação a percepção empírica acerca das dificuldades que, de modo geral, as IES enfrentam na adoção de um sistema de gestão da qualidade e na implementação de um sistema avaliativo com características gerenciais e de melhoria continua. A presente dissertação visa propor a integração do Modelo de Excelência da Gestão da Fundação Nacional da Qualidade FNQ com a Estrutura Comum de Avaliação CAF, fazendo uma conversão Brasil / Europa. Com a utilização do método de pesquisa qualitativa direcionada como estratégia de pesquisa, o trabalho buscou a compatibilização dos dois modelos e seus critérios processos com os indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES, gerando uma cartilha de orientação denominada SIMECA. O presente trabalho servirá como apoio aos gestores educacionais que buscam a garantia da qualidade além do suporte para que as IES rumem em direção da excelência, cumprindo o objetivo principal deste trabalho. Para futuras pesquisas, recomenda-se aprofundar, por meio de estudo de casos, a aplicação do estudo demonstrado.por
dc.contributor.advisor1Schmidt, Alberto Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2214080795054032por
dc.contributor.referee1Rabenschlag, Denis Rasquin
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5008073653404072por
dc.contributor.referee2Maroso, Gilmar Mantovani
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5262522955142398por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3985743073450930por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


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