Mostrar registro simples

dc.creatorRizzatti, Cláudia Bach
dc.date.accessioned2014-08-12
dc.date.available2014-08-12
dc.date.issued2013-08-08
dc.identifier.citationRIZZATTI, Cláudia Bach. ORGANIZATIONAL ENVIRONMENT: SATISFACTION AND COMPETITIVENESS - A PERSPECTIVE OF PRODUCTION ENGINEERING. 2013. 163 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8296
dc.description.abstractWhen contacting an organizational environment, many factors influence the perception and reading this site. These factors might be considered as clues and it is through them that the customer satisfaction occurs. However, few studies have been conducted to evaluate the relationship of organizational atmosphere with consumer satisfaction in the aspect of competitiveness. Under this bias, picked up a retail company located in Santa Maria to make it possible to examine this issue. The aim of this study is to assess the contribution of the environment along with the organizational atmosphere for customer satisfaction in the aspect of competitiveness. The research is characterized as qualitative and quantitative. For the qualitative phase, we observed the ten environments stores as the theoretical model of Baker (1987). For the quantitative phase, we calculated the survey sample, taking into account the average annual demand of the organization. The minimum sample size of 367 was found. From the extensive analysis of the results, we can confirm that there is indeed a direct contribution of the environment to consumer satisfaction beyond that, it became possible to evaluate the environment can be a deciding factor at the time of decision making by client, which makes it a contributor to a competitive advantage towards an organization and its competitors.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAtmosferapor
dc.subjectAmbiente organizacionalpor
dc.subjectSatisfaçãopor
dc.subjectCompetitividadepor
dc.subjectAtmosphereeng
dc.subjectOrganizational environmenteng
dc.subjectSatisfactioneng
dc.subjectCompetitivenesseng
dc.titleO ambiente organizacional: satisfação e competitividade - uma ótica da engenharia de produçãopor
dc.title.alternativeOrganizational environment: satisfaction and competitiveness - a perspective of production engineeringeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAo entrar em contato com um ambiente organizacional, diversos fatores influenciam a percepção e leitura deste local. Fatores esses que podem ser considerados como pistas e será através delas que a satisfação do consumidor ocorrerá. Entretanto, poucos estudos têm sido realizados para avaliar a relação da atmosfera organizacional com a satisfação do consumidor sob o aspecto da competitividade. Sob esse viés, escolheu-se uma empresa de varejo localizada na cidade de Santa Maria para que se faça possível uma análise deste assunto. O objetivo geral deste estudo é verificar a contribuição do ambiente juntamente com a atmosfera organizacional para a satisfação do consumidor sob o aspecto da competitividade. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e quantitativa. Para a fase qualitativa, observaram-se os dez ambientes das lojas conforme o modelo teórico de Baker (1987). Para a fase quantitativa, calculou-se a amostra da pesquisa, levando em consideração a média da demanda anual da organização. A amostra mínima encontrada foi de 367 respondentes. A partir da extensa análise dos resultados, pode-se confirmar que há de fato uma contribuição direta do ambiente com a satisfação do consumidor além de que, se fez possível avaliar que o ambiente poderá ser um fator decisivo na hora da tomada de decisão por parte do cliente, o que torna o mesmo um contribuinte para um diferencial competitivo perante uma organização e seus concorrentes.por
dc.contributor.advisor1Godoy, Leoni Pentiado
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783888T0por
dc.contributor.referee1Nara, Elpidio Oscar Benitez
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700033E0por
dc.contributor.referee2Lisbôa Filho, Flavi Ferreira
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764342A7por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3691252207403901por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples