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dc.creatorGodoy, Taís Pentiado
dc.date.accessioned2014-08-25
dc.date.available2014-08-25
dc.date.issued2014-08-09
dc.identifier.citationGODOY, Taís Pentiado. INNOVATION AS COMPETITIVE STRATEGY IN ORGANIZATIONS SERVICES OF CENTRAL REGION, RS: BASED ON PERFORMANCE MEASUREMENT SYSTEM. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8303
dc.description.abstractThe present study aims to examine innovation through performance measurement for value creation in business services. For this, we intend to use data service organizations as a basis for determining the indicators best suited for this segment of activity. The study is centered in service organizations located in the city of Santa Maria , RS. The organizations were chosen due to the city being referred to as "University City" is located where a large concentration of college students. Therefore, we sought through the survey research literature on theoretical models and indicators used the technique of questionnaire to collect data. The research in question is classified as descriptive as to objectives, with the aim of describing the indicators used in service organizations. Through the study the proposed models of performance measurement and comparison showing the differences and similarities between the various models. Based on this information aims to disseminate concepts and practices of performance measurement indicators using appropriate measures for organizational analysis . This research is directed service organizations for the purpose of enabling managers in pursuit of sustainable growth by improving the competitive position and reduce the vulnerability of stay in the market. Research has shown the relationship between organizational practices and use of indicators. Regarding the results showed that organizations consider important the use of performance indicators, especially the dimensions customers and employees. Finally, the conclusion of the results emphasize that enable performance measurement, identification of innovation strategies , considering trends and opportunities designed to ensure the creation of value for the customer.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMedição de desempenhopor
dc.subjectServiçospor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectEstratégiaspor
dc.subjectPerformance measurementeng
dc.subjectServiceseng
dc.subjectInnovationeng
dc.subjectStrategieseng
dc.titleInovação como estratégia competitiva nas organizações de serviços da região central, RS: com base em sistema de medição de desempenhopor
dc.title.alternativeInnovation as competitive strategy in organizations services of central region, RS: based on performance measurement systemeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo analisar a inovação por meio de medição de desempenho para a criação de valor nas empresas de serviços. Para isso, pretende-se utilizar dados de organizações de serviço como subsídio para determinar os indicadores que melhor se adaptam para esse segmento de atividade. O estudo está centrado nas organizações de serviços localizadas na cidade de Santa Maria, RS. As organizações foram escolhidas em função de a cidade ser denominada Cidade Universitária onde se localiza uma grande concentração de estudantes universitários. Para tanto, buscou-se através do levantamento de pesquisa bibliográfico alguns modelos teóricos sobre indicadores e utilizou-se a técnica de questionário para a coleta dos dados. A pesquisa em questão classifica-se quanto aos objetivos como descritiva, tendo a finalidade de descrever os indicadores utilizados nas organizações de serviços. Por meio do estudo dos modelos propostos de medição de desempenho, e a comparação mostrando as diferenças e semelhanças existentes entre os diversos modelos. Com base nessas informações almeja-se disseminar conceitos e práticas da medição de desempenho usando os indicadores como medidas adequadas para análise organizacional. Esta pesquisa é direcionada as organizações de serviços com a finalidade de possibilitar aos gestores, a busca por crescimento sustentável melhorando a posição competitiva e reduzindo a vulnerabilidade de sua permanência no mercado. A pesquisa mostrou a relação entre as práticas organizacionais e a utilização dos indicadores. Em relação aos resultados verificou-se que as organizações consideram importante a utilização dos indicadores de desempenho, principalmente das dimensões clientes e de colaboradores. Por fim, a conclusão dos resultados que permitem enfatizar a medição de desempenho, a identificação de estratégias de inovação, considerando as tendências e oportunidades que visam assegurar, a geração de valor para o cliente.por
dc.contributor.advisor1Siluk, Julio Cezar Mairesse
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8315298509051752por
dc.contributor.referee1Polacinski, Edio
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9809478917236434por
dc.contributor.referee2Evangelista, Mário Luiz Santos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1880377231722847por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1801026947942171por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


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