Mostrar registro simples

dc.creatorFlores, Raquel Dalvit
dc.date.accessioned2014-12-09
dc.date.available2014-12-09
dc.date.issued2014-02-27
dc.identifier.citationFLORES, Raquel Dalvit. Analysis of the indicators of evaluation system of graduate studies in Brazil: a multicases study of the programs of production engineering. 2014. 93 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8321
dc.description.abstractIn a world, where the market becomes increasingly dynamic and competitive, it is essential to invest in education to ensure that development and progress. Programs of graduate studies aim to contribute efficiently to the production and dissemination of knowledge and hence the scientific and technological autonomy of the country. Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) in Brazil is the responsible body for the training of human resources, control, evaluation and management of programs and graduate studies. The present study had as main aim to carry out a quality and quantitate analysis of the indicators of CAPES evaluation system in the area of Production Engineering. The methodology of this study, this research is characterized as an approach for being qualitative and quantitative exploratory and descriptive, which was adopted different methods and techniques in each phase of the study. In the project and data collection phase were used a documentary and bibliographic research. The instrument of data collection was developed based on the indicators of the CAPES evaluation system. It was developed and applied to the coordinators of graduate programs in Production Engineering, using a semi-structured questionnaire with open and closed questions. For collected data was realized an integrated analysis of the reports of the Engineering III and the replied questionnaires by coordinators, as a18.4% of the sampled population. As result there has been a need for a revision in the higher weights assigned to certain indicators, for example, the production of papers in journals and consequently the weight of scores for other productions techniques, both the importance of using more than one evaluation factor beyond the Qualis, as cited by respondents, the impact factor of each journal, as well as the need to include more indicators that are able to evaluate graduate programs.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSistema de avaliaçãopor
dc.subjectPós-graduaçãopor
dc.subjectCapespor
dc.subjectEvaluation systemeng
dc.subjectGraduateeng
dc.titleAnálise dos indicadores do sistema de avaliação da pós-graduação stricto sensu no Brasil: um estudo multicasos nos programas de Engenharia de Produçãopor
dc.title.alternativeAnalysis of the indicators of evaluation system of graduate studies in Brazil: a multicases study of the programs of production engineeringeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEm um mundo, onde o mercado torna-se cada vez mais dinâmico e competitivo, é fundamental investir nos sistemas de educação que garantam este desenvolvimento e progresso. Os programas de pós-graduação stricto sensu visam contribuir de forma eficiente para a produção e disseminação do conhecimento e consequentemente para a autonomia científica e tecnológica do país. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é o órgão no Brasil responsável pela formação de recursos humanos, controle, avaliação e gestão dos programas e cursos de pós-graduação stricto sensu. O presente estudo teve como objetivo geral realizar um análise quali-quantitativa dos indicadores do sistema de avaliação CAPES, na área de Engenharia de Produção. Como metodologia deste estudo, esta pesquisa caracteriza-se quanto à abordagem por ser qualitativa e quantitativa de caráter exploratório e descritivo, onde se adotou métodos e técnicas diferenciados em cada fase do estudo. Na fase do projeto e de coleta de dados utilizou-se a pesquisa documental e bibliográfica. O instrumento de coleta de dados foi desenvolvido tendo como base os indicadores do sistema de avaliação CAPES. Foi desenvolvido e aplicado, nos aos coordenadores dos programas de pós-graduação em Engenharia de Produção, um questionário semiestruturado composto por questões abertas e fechadas. Para a análise dos dados coletados foi realizada uma análise integrada dos relatórios da Engenharia III e dos questionários respondidos pelos gestores, considerando como amostra 18,4% da população. Como resultado observou-se a necessidade de uma revisão nos pesos elevados atribuída a alguns indicadores como, por exemplo, a produção em periódicos e por consequência o aumento de peso para as demais produções técnicas, tanto como a importância da utilização de mais de um fator de avaliação além do Qualis, como citado pelos pesquisados o fator de impacto de cada revista e a necessidade da inclusão de mais indicadores capazes de avaliar os programas de pós-graduação.por
dc.contributor.advisor1Weise, Andreas Dittmar
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1329623071793399por
dc.contributor.advisor-co1Correa, Angela Cristina
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8639843282007983por
dc.contributor.referee1Rabenschlag, Denis Rasquin
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5008073653404072por
dc.contributor.referee2Battesini, Marcelo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6864166030951605por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2659914117542145por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples