Mostrar registro simples

dc.creatorVianna, Dulcinéia Aparecida da Costa
dc.date.accessioned2007-07-12
dc.date.available2007-07-12
dc.date.issued2007-03-15
dc.identifier.citationVIANNA, Dulcinéia Aparecida da Costa. HAYS TO IMPLEMENT A METHODOLOGY TO NET WORKS INTEGRATION BY MEANS OF ENTERPRISING MANAGEMENT. 2007. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8356
dc.description.abstractThis dissertation had as its objective the develoment of hays to implement a methodology to net works integration viewing the atrength and the qualification of companies organized into networks, located in the central region of RS, through the integration among the networks so that they are able to share the qualifications of entrepreneurs who belong to them as well as manage them. The internal and external competion has been a very relevant theme in debates on competitive cluster, but the cooperation among the networks has rarely been investigated academically. For this purpose, through theoretical research, one carried out a survey on primary data through interviews and visits to managers of networks which are part of meetings and secondary data through bibliographic research at Universidade Federal de Santa Maria, where the office of the Network Cooperation Program is located. The relationships in cooperation networks aim at increasing the capacity of the organizations by trying to improve the organizational efficiency. This makes the formation of the cooperation relation an alternative in face of the challenges imposed by the market. However, experience has demonstrated a remarkable relevance in the relations among the cooperation networks not only from the marketing perspective, but also from the organizational learning and negotiation. The results of the interviews showed that the contact among the networks allows the existence of a collective effective learning, supported by the dynamics of the knowledge creation that occurs among the companies. However, many people demonstrated desmotivation and lack of commitment concerning the meetings. This way, it is presented a way that will support the implementation of on integrative methodology to the participants of the meetings among managers in order to motivate the group to promote more concrete actions through the format of the process as well as to promote these people's self- nowledge, making their integration easier and also to achieve concrete results that bring benefits to all the meetings memberseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRedespor
dc.subjectIntegraçãopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectNetworkseng
dc.subjectIntegrationeng
dc.subjectManagementeng
dc.titleRoteiro para implementação de metodologia para integração de redes por meio de gestão empreendedorapor
dc.title.alternativeHays to implement a methodology to net works integration by means of enterprising managementeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo o desenvolvimento de um roteiro para implementação de metodologia para integração de redes visando o fortalecimento e a qualificação das empresas, organizadas em rede, localizadas na região central do RS, através da integração entre as redes de forma a compartilhar com todos as qualificações dos empreendedores que as compõem e as dirigem. A competição interna e externa tem sido um tema de maior importância em debates sobre aglomerados competitivos, mas a cooperação entre as redes tem raramente sido investigada academicamente. Para tanto, através de pesquisa teórica, de visitas e entrevistas com os dirigentes, levantou-se dados primários das redes participantes das reuniões e dados secundários através de pesquisas bibliográficas na Universidade Federal de Santa Maria onde se encontra o escritório do Programa Redes de Cooperação. Os relacionamentos em redes de cooperação buscam alavancar a capacidade das organizações na tentativa de melhorar a eficácia organizacional. Isso, por si só, faz da formação de relação de cooperação uma alternativa frente aos desafios impostos pelo mercado. Porém, experiências têm demonstrado uma notável importância nas relações entre as redes de cooperação, tanto da perspectiva de marketing quanto da aprendizagem organizacional e negociação. Os resultados das entrevistas demonstraram que o contato entre as redes permite a existência de uma efetiva aprendizagem coletiva, suportada pela dinâmica de criação de conhecimento que ocorre entre as empresas. No entanto, muitos demonstraram desmotivação e falta de comprometimento com as reuniões. Desta forma apresenta-se um roteiro que poderá auxiliar a implementação de uma metodologia de integração para os participantes dos encontros entre dirigentes, de forma a motivar o grupo e promover ações concretas através da formatação do processo, bem como da promoção do autoconhecimento dos participantes, facilitando a integração por parte dos mesmos, além disso, atingir resultados concretos que tragam benefícios para todos os integrantespor
dc.contributor.advisor1Ruppenthal, Janis Elisa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7074971060238600por
dc.contributor.referee1Oliveira, Joao Helvio Righi de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7152072513245729por
dc.contributor.referee2Rosa, Leandro Cantorski da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0989065569520206por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8391088162809599
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples