Mostrar registro simples

dc.creatorHoffmann, Ivan Londero
dc.date.accessioned2016-07-08
dc.date.available2016-07-08
dc.date.issued2016-03-18
dc.identifier.citationHOFFMANN, Ivan Londero. A METHODOLOGY FOR FINDING STRATEGIC FACTORS TO SYSTEMATIC MONITORING OF DROPOUT IN UNDERGRADUATE EDUCATION. 2016. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8385
dc.description.abstractThe dropout in undergraduation education is a complex phenomenon and it is a concern in the management of academic institutions. The most reliable data regarding dropout in Brazil are published annually by the Ministry of Education, which annually conducts the Census of Undergraduation Education. However, inside the institutions, knowledge that can be used to control dropout rates is dispersed in the individual knowledge of people, making it difficult to planning effective actions to combat dropout. Managers often have an empirical knowledge of the subject and develop normally intuitive actions. This paper presents a methodology that allows the identification of strategic factors capable of supporting a systematic monitoring of dropout rates. With an exploratory and quantitative approach, the work was divided into two stages. The first stage was carried out a systematization of data from the case study of the environment, for the analysis of dropout, using Census as a data source. The result was the demonstration that, from the Census data, the indicators can be extracted systematically and involve all courses and institution centers. In the second stage of the research, we sought to tacit knowledge of the institution's experts made up of teachers who passed the courses coordinating role. This step used the Delphi method of scientific research, to define consensually, which factors are most important and which justify the high dropout rates in the institution. As a result, we have elaborated a panel on which are listed the main causes of dropout. From this panel, which represents the socialization of knowledge, the managers can develop institutional policies, strategies and actions that minimize these factors and their influence on dropout rates of the institution.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEvasãopor
dc.subjectGestão do conhecimentopor
dc.subjectCenso da educação superiorpor
dc.subjectDelphipor
dc.subjectDropout rateeng
dc.subjectKnowledge managementeng
dc.subjectCensus of higher educationeng
dc.subjectDelphieng
dc.titleMetodologia para identificação de fatores estratégicos para acompanhamento sistemático da evasão em cursos de graduaçãopor
dc.title.alternativeA methodology for finding strategic factors to systematic monitoring of dropout in undergraduate educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA evasão no ensino superior é um fenômeno complexo e representa uma preocupação na gestão das instituições de ensino superior (IES). No Brasil, inexiste orientação oficial para sistematização da coleta e cálculo da evasão. Os dados mais confiáveis em relação à educação superior no Brasil são publicados anualmente pelo Ministério de Educação, que realiza anualmente o Censo da Educação Superior. Entretanto, nas IES, o conhecimento que pode ser utilizado para controlar a evasão está disperso no conhecimento individual das pessoas, dificultando o planejamento de ações eficazes no combate a evasão. Gestores costumam possuir um conhecimento empírico do tema e desenvolvem ações normalmente intuitivas. Este trabalho apresenta uma metodologia que permite a identificação de fatores estratégicos capazes de sustentar um acompanhamento sistemático da evasão. Com uma abordagem exploratória e quantitativa, o trabalho foi dividido em duas etapas. Na primeira etapa foi realizada uma sistematização dos dados do ambiente do estudo de caso, para a análise da evasão, utilizando como fonte de dados o Censo. O resultado foi à demonstração de que, a partir dos dados do Censo, os indicadores podem ser extraídos de forma sistemática envolvendo todos os cursos e centros de ensino da IES. Na segunda etapa da pesquisa, buscou-se o conhecimento tácito de especialistas da instituição formado por docentes que passaram na função de coordenação de cursos. Esta etapa utilizou o método Delphi de pesquisa científica, para definir de forma consensual, quais fatores são mais importantes e que justificam os altos índices de evasão na instituição. Como resultado elaborou-se um painel no qual são elencadas, de acordo com os especialistas, as principais causas de evasão. A partir deste painel, que representa a socialização do conhecimento, é possível desenvolver políticas institucionais, estratégias, executar ações e controlar resultados que permitam minimizar estes fatores e sua influência nos índices de evasão da instituição.por
dc.contributor.advisor1Müller, Felipe Martins
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723058U1por
dc.contributor.referee1Nunes, Raul Ceretta
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792667H1por
dc.contributor.referee2Schmidt, Alberto Souza
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799565E3por
dc.contributor.referee3Limberger, Sergio João
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780159J6por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0062794739042256por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples