dc.contributor.advisor | Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama | |
dc.creator | Campagner, Mariza Cezira | |
dc.date.accessioned | 2015-05-27T12:11:22Z | |
dc.date.available | 2015-05-27T12:11:22Z | |
dc.date.issued | 2007-03 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/839 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sócias e Humanas, Curso de Especialização em Administração e Gestão Pública, RS, 2007. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | Mudanças | por |
dc.subject | Competências | por |
dc.title | O processo de qualificação interferindo na motivação e competência dos funcionários da UFSM | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Administração e Gestão Pública | por |
dc.description.resumo | Este estudo assinala a importância da educação na produção do conhecimento para as mudanças na universidade. Verifica a evolução dos funcionários da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) após terem efetuado o Curso de Especialização em Administração e Gestão Pública/CCSH/UFSM. O objetivo é o de destacar as principais transformações percebidas pelos servidores da UFSM após o processo de qualificação proporcionado pelo Curso no que diz respeito à sua motivação e competência. O público alvo da pesquisa foram vinte e seis alunos/servidores. O questionário fechado foi aplicado no mês de novembro/2006. Os resultados indicaram que o curso contribuiu para o desenvolvimento de novos conhecimentos e que a necessidade de poder não é o maior fator motivacional para o grupo. O Curso foi um fator motivacional e a motivação afeta a produtividade e comportamento dos alunos/servidores. Além disso, representou uma possibilidade de autodesenvolvimento e contribuiu para o desenvolvimento de novas habilidades, atitudes e que tecnologia da informação não é tudo para o trabalhador/servidor. A questão financeira apresentou baixa valorização, pois os ganhos econômicos proporcionados pelo curso não são mais importantes que o auto desenvolvimento, denotando que o incentivo econômico não é o principal
componente da motivação. O desvio padrão indicou certa homogeneidade nas respostas, o desvio padrão variou de 1,06 a 1,88. Constatou-se a necessidade de se prosseguir nos estudos desse tema para que sejam ampliadas as possibilidades de utilização de motivação e competência pelos servidores da Universidade. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |