Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMatté, Volnei Antônio
dc.creatorCassol, Diana Cervo
dc.date.accessioned2015-06-01T13:12:48Z
dc.date.available2015-06-01T13:12:48Z
dc.date.issued2010-11-26
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/843
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis paper in a brief way raises some relevant issues concerning distance education, focusing specifically on the role of the teacher in distance teaching and learning, on courseware development for distance education as well as on the pedagogical mediation in online college education. This brief discussion takes into consideration the specificities of an online course as compared to face-to-face learning. A case study is presented which describes activities of a Multidisciplinary Team involved in distance education at the Federal University of Santa Maria, State of Rio Grande do Sul, Brazil. This Multidisciplinary Team is dedicated to researching and developing educational technology, educational resources and activities for distance education, besides educating and qualifying professionals to work with distance education. Nowadays, courseware development for distance education demands a Multidisciplinary Team whose members have complementary competencies and work jointly.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEaD (Educação a Distância)por
dc.subjectMaterial didáticopor
dc.subjectMediação pedagógicapor
dc.titleMediação pedagógica do conteúdo do material didático: um estudo de caso na equipe multidisciplinar da Universidade Federal de Santa Mariapor
dc.title.alternativeThe issue of pedagogical mediation in teaching material for distance education: a case study in the multidisciplinary team at the Federal University of Santa Mariaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polesine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educaçãopor
dc.description.resumoNeste artigo, são discutidos alguns aspectos relevantes na modalidade de ensino a distância, com foco no papel do professor, na produção de material didático para EaD e na mediação pedagógica do processo de ensino e aprendizagem em um curso a distância. As reflexões em torno desses aspectos levam em consideração as particularidades de um curso a distância em relação ao ensino presencial. Apresenta-se também um relato de caso, a partir de observações realizadas no contexto de trabalho da Equipe Multidisciplinar da Coordenação de Educação a Distância da UFSM. Essa equipe atua nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia Educacional, Recursos Educacionais e Atividades a Distância, bem como na capacitação de recursos humanos para operar na modalidade a distância. Atualmente, para o desenvolvimento de material didático em EaD, é imperativo o trabalho de equipes multidisciplinares formadas por profissionais com competências diversas, atuando conjuntamente.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples