dc.contributor.advisor | Ristow, Simaia Zancan | |
dc.creator | Costa, Luciane Goulart da | |
dc.date.accessioned | 2015-06-01T14:33:11Z | |
dc.date.available | 2015-06-01T14:33:11Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/845 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.title | Entre os caminhos da inclusão as práticas se modificam. E a avaliação como fica? | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Pelotas, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo investigar e refletir sobre a avaliação como prática pedagógica desenvolvida em uma escola da rede pública de Pelotas. Estes aspectos são de extrema importância para uma prática inclusiva, e por esse motivo esta pesquisa investigará os processos de ensino-aprendizagem, priorizando a avaliação, que é ainda hoje considerada um fim e não um meio de trabalho, e pouco entendida por parte dos professores de modo geral. Muitas dúvidas são constantes no que se refere à prática de avaliação, principalmente quando temos alunos com déficit cognitivo incluídos em todas as turmas da escola. Desse modo, faz-se necessário começar a enriquecer as atividades e as relações pedagógicas com ações prioritárias para romper com o fracasso escolar, pois que todos, independente do grau de dificuldade, ou deficiência possam aprender, superando assim suas dificuldades. Não basta a inclusão física das crianças que apresentam dificuldades e déficit cognitivo, é preciso também uma mudança de paradigma, principalmente em relação a avaliação, para que a inclusão realmente aconteça. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |