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dc.contributor.advisorSantos, Luciana Dalla Nora dos
dc.creatorCorrêa, Maria Helena Calazans
dc.date.accessioned2015-06-02T13:39:19Z
dc.date.available2015-06-02T13:39:19Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/846
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEnsino regularpor
dc.subjectNecessidades educacionais especiaispor
dc.titleA inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regularpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Lagamar, MG, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo fornecer subsídios capazes de favorecer a reflexão sobre o trabalho a ser realizado em sala de aula diante da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais. Pretende-se assim contribuir para qualificar a reflexão acerca da necessária transformação das escolas em espaços realmente inclusivos. Nos últimos anos intensificaram as políticas que regulamentam os princípios educacionais inclusivos que concebem uma educação de qualidade sem preconceitos baseada na diversidade. Esse novo paradigma impulsiona uma nova postura da escola comum que deverá propor ações que favoreçam a construção de práticas pedagógicas que possibilitem às crianças com necessidades educacionais aprender e ter reconhecidos e valorizados seus conhecimentos. Nessa direção, o trabalho se caracteriza por uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, sendo que o estudo dos dispositivos legais no contexto mundial e da legislação brasileira, aliado as pesquisas recentes sobre o tema, destacando-se os trabalhos de Mantoan (2003, 2005), Rosseto (2005), Alves (2006), entre outros, foram utilizados como aportes teóricos para o desenvolvimento dessa investigação. O estudo empreendido possibilitou a compreensão da importância do acesso aos alunos com necessidades educacionais especiais na escola regular, bem como reforçou a consciência de que a concretização da proposta inclusiva requer uma série de modificações na atual estrutura escolar, as quais perpassam inicialmente o projeto político-pedagógico da escola, alcançando ainda as adaptações curriculares e a formação do professor.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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