dc.contributor.advisor | Mattei, Giovana | |
dc.creator | Costa, Neuza de Souza Braga da | |
dc.date.accessioned | 2015-06-02T13:48:09Z | |
dc.date.available | 2015-06-02T13:48:09Z | |
dc.date.issued | 2010-12-17 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/847 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | Inclusive education is not presented as a mechanical process and imposed a
linear manner. Rather, it constitutes a process of self, the confrontation and
interaction of students with their environment. Under this approach, concepts and
ways of working both learner and teacher in the implementation of inclusive
education, has expanded its concepts. Therefore, it is essential that the teacher
reformulate concepts and stances, trying to adopt teaching practices that enable the
growth and independence for students as citizens and subjects of their learning.
Through a literature review, this paper aims to highlight the historical evolution of
legal grounding for the implementation of inclusive education as well as highlight
some cognitive disorders are common in schools, emphasizing its peculiarities and
possible related teaching practices. Inclusive education should strive for citizenship
and the critique of student performance, regardless of presenting any shortcomings.
The teacher has to be aware and work towards successful learning of their students,
not only enhancing your luggage, as well as enabling him to act in its social context,
and ensure your personal growth. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Alunos | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Deficiências | por |
dc.title | Práticas pedagógicas e déficit cognitivo | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Conselheiro Lafaiete, MG, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | A educação inclusiva não se apresenta como um processo mecânico e imposto de modo linear. Antes, se constitui em um processo de autoconstrução, no confronto e na interação do aluno com seu meio. Sob esse enfoque, os conceitos e formas de atuação tanto do aluno quanto do professor na implantação de uma educação inclusiva, tem seus conceitos ampliados. Por esse motivo, é primordial que o professor reformule concepções e posturas, buscando a adoção de práticas pedagógicas que possibilitem o crescimento e a autonomia do aluno enquanto cidadão e sujeito de sua aprendizagem. Mediante uma revisão bibliográfica, o presente artigo visa destacar a evolução histórica dos embasamentos legais para a implantação da educação inclusiva; além de ressaltar alguns transtornos por déficit cognitivo, comuns no contexto escolar, ressaltando suas particularidades bem como possíveis práticas pedagógicas relacionadas. A educação inclusiva deve primar pela cidadania e pela atuação crítica do aluno, independente de apresentar quaisquer deficiências. Cabe ao professor se conscientizar e trabalhar em prol da aprendizagem efetiva de seu aluno, não somente valorizando a sua bagagem, bem como capacitando-o para atuar em seu contexto social, além de garantir o seu crescimento pessoal. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |