dc.contributor.advisor | Mousquer, Maria Elizabete Londero | |
dc.creator | Eggres, José Luis Viera | |
dc.date.accessioned | 2015-06-02T14:24:49Z | |
dc.date.available | 2015-06-02T14:24:49Z | |
dc.date.issued | 2011-10-26 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/849 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Proeja, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The redemocratization of Brazil, the promulgation of 1988 Constitution and the
edition of Federal Law 9.394/96 - LDB brought the issue of concern to rescue a
significant portion of youngs and adults who didn't have access to school or scaped
from them in the "regular" age. The universalization of education proposed from this
new reference did to increase the supply of schools and of enrollments. This way,
enabled the poorer sections of society had acess to the public education system. In
this area the PROEJA was conceived. Front to these changes and the propose about
deploying in Brazil a education program who has as objective to include all that
historically were private of school acess, it's necessary to think about the guidelines
and principles, and principles of the PROEJA modality to an understanding to what
dimension, in the teacher vision, the program has effectively achieved the expected
school performance. Performance, defined here as inclusion, effective stay at school,
learning and emancipation of students subjects. To the realization of this study we
used a qualitative approach and, as a procedure, the study of the case, presenting a
vision of reality related to teaching faculty. Based on the investigation, it was noted
that the proposed integrate curriculum propaedeutic technical disciplines as a means
of integral formation of a conscious citizen of his social role and qualified for
professional practice has not still been reached. The study indicates the proposal still
continues privileging, so precarious, the professional training of the labour for the
labor market. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Desempenho | por |
dc.subject | Emancipação | por |
dc.subject | EJA (Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.subject | Autonomia | por |
dc.title | Proeja: um estudo de caso sobre desempenho escolar, emancipação e a autonomia em um curso de educação técnica | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos | por |
dc.description.resumo | A redemocratização do Brasil, a promulgação da constituição de 1988 e a edição da
Lei Federal 9394/96 - LDB trouxeram à discussão a preocupação de resgatar uma
parcela significativa de jovens e adultos que não tiveram acesso à escola ou dela
evadiram na idade “regular”. A universalização da educação proposta a partir desse
novo referencial legal fez com que aumentasse a oferta de escolas e de matrículas.
Dessa forma, possibilitou-se que as camadas mais pobres da sociedade tivessem
acesso ao sistema público de educação. Nessa seara, foi gestado o Programa de
Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de
Jovens e Adultos - PROEJA. Frente a essas mudanças e do propósito de se
implantar no Brasil um programa de educação que tem como objetivo incluir aqueles
que historicamente foram privados do acesso à escola, faz-se necessário refletir
sobre as diretrizes e princípios do PROEJA a fim de que se compreenda em que
medida, na visão docente, o programa tem alcançado efetivamente o desempenho
escolar esperado. Desempenho, aqui entendido, como inclusão, efetiva
permanência na escola, aprendizado e emancipação dos sujeitos alunos. Para
realização desse estudo, utilizou-se a abordagem qualitativa e, como procedimento,
o estudo de caso, apresentando uma realidade materializada na visão dos
professores docentes. Com base na investigação, pode-se constatar que a proposta
de currículo integrado, disciplinas do núcleo comum e parte técnica, como meio de
formação integral de um cidadão consciente do seu papel social e qualificado para o
exercício profissional ainda não foi atingido. O estudo aponta que a proposta
continua privilegiando, ainda, de forma precarizada, a qualificação profissional da
mão-de-obra para o mercado de trabalho. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |