Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJaeger, Angelita Alice
dc.creatorJoras, Pamela Siqueira
dc.date.accessioned2015-06-09T15:34:08Z
dc.date.available2015-06-09T15:34:08Z
dc.date.issued2014-03-27
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/856
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe School Physical Education has been playing rules and different behaviors of boys and girls , children in playful environment attribute significance and meaning to the play and the play , using gestures and attitudes , descriptions and characteristics of their groups , giving them representations of masculinities and related to femininity in this sense these search through study of Cultural Studies analyzing manuals , books and almanacs games and play for Physical Education . 4 books of different historical periods were selected , the survey data for material selection occurred in schools in the municipal and state public sphere and a private school for the data analysis used the content analysis . It was concluded that although they refer to different historical contexts gender representations are still far from achieving equity, textuality , images, typesetting and language are still predominantly male , it is concluded that the references need to reformulate as the training curriculum in Physical Education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLivrospor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEstudos culturaispor
dc.titleJogos e brincadeiras: uma análise das relações de gênero através dos estudos culturaispor
dc.title.alternativeGames and activities: an analysis of gender relations through cultural studieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoA Educação Física Escolar vem reproduzindo normas e comportamentos diferenciados de meninos e meninas, no ambiente lúdico as crianças atribuem sentidos e significados ao brincar e ao jogar, através de gestos e atitudes, descrições e características de seus grupos, conferindo-lhes representações de masculinidades e de feminilidades referentes, nesse sentido esses estudo busca através dos Estudos Culturais analisar manuais, livros e almanaques de jogos e brincadeiras para Educação Física. Foram selecionados 4 livros de diferentes períodos históricos, o levantamentos dos dados para seleção do material ocorreu em escolas da esfera pública municipal e estadual e de uma escola particular, para a inferência dos dados utilizou-se a análise de conteúdo. Concluiu-se que apesar de se referirem a contextos históricos diferentes as representações de gênero ainda estão longe de alcançar uma equidade, a textualidade de imagens, composição gráfica e linguagem ainda são predominantemente referidas a masculinidade referente, conclui-se que os referencias precisam de reformulações assim como o currículo de formação em Educação Física, perpassando por politicas públicas semelhantes a de países como Portugal e EUA que atingem também a esfera editorial e politica.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples