Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZucolo, Rosana Cabral
dc.creatorCamozzato, Andrea
dc.date.accessioned2015-06-12T13:59:03Z
dc.date.available2015-06-12T13:59:03Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/868
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis study aims to reflect on the experience of the rescue of the reading and writing through the use and production of the newspaper in the classroom, as a pedagogical toll to enhance the textual production with students from 5th to 8th grade of the Elementary School at Escola Municipal 21 de April, in Panambi. For this objective, it considers the concept of citizenship, educommunication in its relationship with the process of the formal education. Through the participant observation, it evaluates the process developed at the referred school, considering the proposal of educating a citizen-student confident on his/her thoughts and writing, enlarging his/her social-theoretical knowledge regarding the human values and, at the same time, making writing classes an environment where students can express their ideas, relating with the world we live in at a coherent manner.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJornalpor
dc.subjectCidadãopor
dc.subjectSenso-críticopor
dc.subjectConhecimento teórico-socialpor
dc.titleA mídia impressa como ferramenta pedagógica na educação básica: a experiência do jornal 21 informaçõespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo tem o intuito de refletir sobre a experiência do resgate da leitura e da escrita através do uso e da produção do jornal na sala de aula, enquanto ferramenta pedagógica para potencializar a produção textual dos estudantes da 5ª a 8ª serie do Ensino Fundamental da Escola Municipal 21 de Abril, em Panambi. Para tanto, considera o conceito de cidadania, educomunicação na sua relação com o processo da educação formal. Através da observação participante, avalia o processo desenvolvido na escola em questão, considerando a proposta de educar um aluno-cidadão seguro de suas reflexões e de sua escrita, ampliando seu conhecimento teórico-social referente aos valores humanos e, ao mesmo tempo, tornando as aulas de redação um ambiente onde o aluno poderá expor suas idéias, relacionando com o mundo em que vivemos de maneira coerente.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples