dc.contributor.advisor | Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise | |
dc.creator | Arce, Solange de Santis Alves | |
dc.date.accessioned | 2015-06-18T13:51:42Z | |
dc.date.available | 2015-06-18T13:51:42Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/874 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | The Inclusive Education brought countless reflections, discussions and it looked for
to create situations that make to notice us the as it is still necessary to learn to
respect the differences of the the students, because many of them, even in
classroom, they continue excluded. For that, it is necessary to try to find solutions
and more appropriate methodologies for all to have chance of learning, looking for to
assist to the needs of each one. That is what look for legislative actions built starting
from the signature and of the compromising of Brazil with the Declaration of
Salamanca and other Declarations. Like this, a quality school, with specialized service
guaranteeing to the students-through a room of resources multifuncionais and with
teachers qualified with didactic-pedagogic materials-it is the necessary support to
assist to their individualities and so that all of the teachers of the common room get to
provide the access to the knowledge in a rich atmosphere in incentives for future
enfrentamento of the daily. That service should be individual or in small groups, in
inverse schedule to the of the common classes where the student is registered. The
teacher of the room of resources should get ready to assist each one, in agreement
with their special needs, providing the own student's conditions to execute every type
of possible work, beginning of the simplest for the more compound and adopting
strategies that motivate him/it to accomplish the tasks so that he has better use. That
space for specialized education service can assist students with deficiency, high
habilidades/superdotação, hyperactivity, deficit of attention, cognitive deficit or other
special education needs. Depending on the case, they are necessary helps techniques
or equipments and also the united performance, because the inclusion is a challenge
of all and not just of the teacher of the room of resources. The data obtained in the Research of Field contemplate that it is very difficult to have student with cognitive
deficit in classroom, because all the interviewees are considered despreparadas to
act with students with special educational needs. Besides, referred them students
need that the school offers room of resources and wide majority of the schools
doesn't have that service. Same having the referred room is of addition importance
that the teacher that works in her is qualified and qualified for the work, which should
be in consonance with the one of the teacher of the group. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Salas de recursos multifuncionais | por |
dc.subject | Metodologias adequadas | por |
dc.title | Inclusão de alunos com déficit cognitivo: contribuições da sala de recursos e suas metodologias para as adaptações curriculares | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | São Borja, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos | por |
dc.description.resumo | A Educação Inclusiva trouxe inúmeras reflexões, discussões e buscou criar situações que nos fazem perceber o quanto ainda é necessário aprender a respeitar as diferenças dos os alunos, pois muitos deles, mesmo em sala de aula, continuam excluídos. Para isso, é preciso tentar encontrar soluções e metodologias mais adequadas para que todos tenham chance de aprender, buscando atender às necessidades de cada um. Isso é o que buscam ações legislativas construídas a partir da assinatura e do comprometimento do Brasil com a Declaração de Salamanca e outras Declarações. Assim, uma escola de qualidade, com atendimento especializado garantindo aos alunos - através de uma sala de recursos multifuncionais e com professores capacitados com materiais didático-pedagógicos - é o suporte necessário para atender às suas individualidades e para que todos os professores da sala comum consigam proporcionar o acesso ao conhecimento em um ambiente rico em estímulos para futuro enfrentamento do cotidiano. Esse atendimento deverá ser individual ou em pequenos grupos, em horário inverso ao das classes comuns onde o aluno está matriculado. O professor da sala de recursos deve preparar-se para atender cada um, de acordo com suas necessidades especiais, proporcionando condições de o próprio educando executar todo tipo de trabalho possível, começando do mais simples para o mais complexo e adotando estratégias que o motivem a realizar as tarefas para que tenha melhor aproveitamento. Esse espaço para atendimento educacional especializado pode atender alunos com deficiência, altas habilidades/superdotação, hiperatividade, déficit de atenção, déficit cognitivo ou outras necessidades educacionais especiais. Dependendo do caso, são necessárias ajudas técnicas ou equipamentos e também a atuação conjunta, pois a inclusão é um desafio de todos e não apenas do professor da sala de recursos. Os dados obtidos na Pesquisa de Campo refletem que é muito difícil ter aluno com déficit cognitivo em sala de aula, visto que todas as entrevistadas consideram-se despreparadas para atuar com alunos com necessidades educacionais especiais. Além do mais, os referidos alunos necessitam de que a escola ofereça sala de recursos e ampla maioria das escolas não dispõe desse atendimento. Mesmo dispondo da referida sala é de suma importância que o professor que trabalhe nela seja qualificado e capacitado para o trabalho, o qual deverá ser em consonância com a da professora da turma. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |