Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSiluk, Ana Cláudia Pavão
dc.creatorÁvila, Karen Cristina Dias de
dc.date.accessioned2015-06-18T14:38:52Z
dc.date.available2015-06-18T14:38:52Z
dc.date.issued2009-11-21
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/878
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractBuscamos con este articulo investigar como eran las escuelas de la ciudad de Rivera-Uruguay antes de la llegada de la Laptop. En este contexto vimos la necedidad de saber si cambió la propuesta metodológica de los educadores. Para desarrollar el tema em estudio realizamos prácticas de observación, en el período de julio a agosto del 2009, una vez por semana, em dos grupos, en un cuarto año, constituido por treita niños entre nueve y diez años de edad, y en um quinto año constituido por niños de diez a once años de edad, pertenecientes a dos escuelas del estado localizadas em la periferia de la ciudad de Rivera. Para la colecta de dados fueron realizadas entrevistas por medio de un cuestoinario con preguntas hechas de forma directa a los profesores de los correspondientes grupos. Mediante la investigaciòn y las entrevistas realizadas con estos educadores, observamos la importancia que le dan a la Laptop como recurso en suas prácticas pedagogicas. Estos educadores, destacan, que solamente algunos profesores usan la Laptop como um recurso metodológico en el aula, la causa del no uso, se debe al desconocimiento desta herramienta por la mayoria de los profesores.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLaptoppor
dc.subjectProposta metodológicapor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.titleA escola antes e depois do Laptoppor
dc.title.alternativeLa escuela antes y despues de la Laptopes
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educaçãopor
dc.description.resumoBuscamos com este artigo investigar como eram as escolas da cidade de Rivera-Uruguai antes da chegada do Laptop. Neste contexto sentimos a necessidade de saber se mudou a proposta metodológica dos educadores. Para desenvolver o tema em estudo realizamos práticas de observação, no período de julho a agosto de 2009, uma vez por semana, em duas turmas, na quarta-série constituída por trinta crianças de nove a dez anos de idade, a na quinta-série constituída por vinte e cinco crianças de dez e onze anos de idade, pertencentes a duas escolas estaduais localizadas na periferia da cidade de Rivera. Na coleta de dados foram usadas também entrevistas por meio de um questionário com perguntas a serem realizadas de forma direta aos dois professores das correspondentes turmas. Percebemos a partir desta investigação, e durante as entrevistas realizadas com estes educadores, da importância para eles no uso do laptop como um recurso em suas práticas pedagógicas. Segundo estes educadores, somente, uma pequena parcela dos professores inseridos neste processo, percebe a necessidade do uso do laptop como um recurso metodológico em sala de aula, muito se deve ao desconhecimento desta ferramenta pela maioria dos professores.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples