Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Vilson Flores dos
dc.date.accessioned2008-03-06
dc.date.available2008-03-06
dc.date.issued2005-04-27
dc.identifier.citationSANTOS, Vilson Flores dos. KNOWLEDGE ARE ACTIONS OF THE TEACHERS OF THE SCHOOLS OF AGRICULTURAL TEACHING FOR THE CHANGE OF THE MODEL DIFUCIONISTA FOR THE ONE OF SUSTENTABILIDADE. THE CASE OF THE MISSIONS. 2005. 128 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8818
dc.description.abstractThis work analyzes and contemplates about the knowledge and the teachers of the schools of agricultural teaching of the area of the missions actions on the change of the model difusionista for the one of the sustentabilidade, taking in consideration the historical process and the challenges front to the new ones presupposed scientific and technological and its repercussions about the formation for sustentabilidade. Inicialmente, made herself a bibliographical rising regarding you fear it involved with the problem, focusing with prominence the rural education the difusionismo and the sustentabilidade. Later on a field study was accomplished in which participated the teachers of the agricultural schools of the area of the missions different pictures, where he worked him with samples that approached 70% of the teachers' universe. Of ownership of the data it was possible to visualize a reading of the moment in that meet these schools.Com base in the exposed they were pointed suggestions that contributed to shorten it it distances and the time where you/they can happen practices pedagogic that make possible the maintainable processes.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectExtensão ruralpor
dc.subjectEnsino agrícolapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEscola agrícolapor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.titleConhecimentos e ações dos professores das escolas de ensino agrícola: mudança do modelo difusionista para o da sustentabilidade - o caso das Missõespor
dc.title.alternativeKnowledge are actions of the teachers of the schools of agricultural teaching for the change of the model difucionista for the one of sustentabilidade. the case of the Missionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho analisa e reflete sobre os conhecimentos e ações dos professores das escolas de ensino agrícola da região das Missões, bem como sobre a mudança do modelo difusionista para o da sustentabilidade, levando em consideração o processo histórico específico do espaço em questão e os desafios frente aos novos pressupostos científicos e tecnológicos e suas repercussões sobre a formação para a sustentabilidade. Inicialmente, fez-se um levantamento bibliográfico a respeito dos temas envolvidos com o problema, enfocando com destaque a educação rural o difusionismo e a sustentabilidade. Posteriormente, foi realizado um estudo de campo do qual participaram os diferentes quadros de professores das escolas agrícolas da região das Missões, onde se trabalhou com amostras que aproximaram 70% do universo de professores. De posse dos dados, foi possível visualizar uma leitura da atual situação em que se encontram estas escolas.por
dc.contributor.advisor1Vela, Hugo Anibal Gonzalez
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795459H8por
dc.contributor.referee1Karnopp, Erica
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707579Y2por
dc.contributor.referee2Barcelos, Valdo Hermes de Lima
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786092D6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4262709J6por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAgronomiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Extensão Ruralpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples