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dc.creatorSantos, Nádia Potter dos
dc.date.accessioned2006-10-25
dc.date.available2006-10-25
dc.date.issued2006-03-30
dc.identifier.citationSANTOS, Nádia Potter dos. Extension rural and education; a study of different methods and techniques used by Emater/RS. 2006. 90 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8825
dc.description.abstractEducational questioning has always been closely associated with social, political and economic questioning as a whole. Beginning from the assumption that there is no neuter education, and that it always acts in the production or reproduction of a political ideology, it was tried an analysis of the several theories that underlies the different moments of educational practice in Rural Extension. The educative function has always permeated the practice of extension rural, that is the reason why this dissertation has the purpose to analyze the educative dimensions of Extension. With this in mind, it was decided to make a theoretical study of the different methods and techniques used in the educative work of the EMATER/RS, and an analysis of the advantages and limitation of methods and techniques used. The studies of George H. Axinn (1993) were used as a basis, where eight different extension approaches were identified all over the world. This research is justified because of the importance of the rural extension work in the country, especially in the State of Rio Grande do Sul, The used data collecting procedure employed was documental analysis. EMATER/RS has presented evident efforts to consider the multifaceted reality and the necessity of using a holistic view to face the demands and problems. Nevertheless, the author says that the agency still uses some orthodox methods when working with its audience. The participant work, where the communities wishes, necessities and knowledge a are heard and considered, the institution technical, still use some quite orthodox methods at the time of constructing new knowledge. The interdisciplinarity paradigm already orientates philosophy and proposals of the institution, having been made as a more and more necessary path int the understanding of the rural population different problems and realities in the state of Rio Grande do Sul.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectExtensão ruralpor
dc.subjectEMATER/RSpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectExtension ruraleng
dc.subjectEMATER/RSeng
dc.titleEducação e extensão rural: um estudo dos diferentes métodos e técnicas utilizados pela Emater/RSpor
dc.title.alternativeExtension rural and education; a study of different methods and techniques used by Emater/RS.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAs questões educacionais sempre estiveram interligadas com as questões sociais, políticas e econômicas da sociedade como um todo, partindo do pressuposto de que não existe educação neutra, de que esta sempre age na produção ou na reprodução de uma ideologia política, pretendeu-se analisar as diversas teorias que fundamentam os diferentes momentos da prática da educação e da prática educativa na extensão rural, e suas conseqüências para o desenvolvimento histórico da sociedade deste país. A função educativa sempre permeou a prática da Extensão Rural, o trabalho do agente de extensão sempre esteve pautado na ação educativa, razão pela qual, esta dissertação de mestrado, pretendeu pesquisar a ação educativa e suas relações pedagógicas na prática da extensão rural do estado do Rio Grande do Sul. Nesse sentido elegeu-se a realização de um estudo teórico dos diferentes métodos e técnicas aplicadas no trabalho educativo dos extensionistas da EMATER/RS, bem como a análise das vantagens e limitações dos métodos e técnicas utilizados, a descrição de ações e projetos que contemplam os enfoques da prática extensionista. Tomou-se como base o estudo de George H. Axinn, (1993), onde foram identificados oito diferentes enfoques pedagógicos presentes na extensão rural mundial. Esta pesquisa justifica-se em razão da importância do trabalho de Extensão Rural no país, em especial no estado do Rio Grande do Sul, da importância do desenvolvimento de ações que promovam o bem estar das comunidades rurais e dos trabalhadores rurais e conseqüentemente manter o equilíbrio social, bem como a urgente demanda por desenvolvimento orientado sob novas perspectivas para a população rural. O procedimento de coleta de dados utilizado é a análise documental, procurando a identificação de questões factuais de documentos a partir de questões de interesse, buscando fazer inferência sobre os valores, intenções e ideologias das fontes ou dos autores. A EMATER/RS tem apresentado evidentes esforços no sentido de considerar a realidade multifacetada, e a necessidade de uma visão holística das questões e realidades que acompanha e dá assistência. O trabalho participativo, onde os anseios, necessidades e saberes das comunidades são ouvidos e considerados, porém, os técnicos da instituição, ainda utilizam alguns métodos um tanto quanto ortodoxos na hora de construir novos saberes. O paradigma da interdisciplinaridade já norteia a filosofia e os propósitos da instituição, tendo se configurado como uma via cada vez mais necessária na compreensão dos diferentes problemas e realidades das populações rurais do estado do Rio Grande do Sul.por
dc.contributor.advisor1Vela, Hugo Anibal Gonzalez
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7113807941634842por
dc.contributor.referee1Barcelos, Valdo Hermes de Lima
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7447760896466057por
dc.contributor.referee2Hegedüs, Pedro de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2819022841078660por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9821544728922827por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAgronomiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Extensão Ruralpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURALpor


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