dc.contributor.advisor | Marquezan, Reinoldo | |
dc.creator | Azevedo, Luciana Machado da Silva de | |
dc.date.accessioned | 2015-06-19T14:53:24Z | |
dc.date.available | 2015-06-19T14:53:24Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/887 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Cotidiano escolar | por |
dc.title | Formação de professores em educação especial | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Capão da Canoa, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | A inclusão educacional fez com que todos os professores refletissem
sobre as implicações existentes deste novo modelo de escola. No
contexto escolar esta nova concepção de educação reflete no projeto
político-pedagógico, nas regras disciplinares explícitas e implícitas, na
concepção de avaliação e nas formas de organização da mesma, e assim
por diante. Quanto as práticas do professor, o reflexo se sobressai sobre
o cotidiano escolar, efetivamente, estilos de aula, tipos de avaliação, tipos
de relacionamento entre os diferentes atores do contexto escolar,
organização dos espaços de recreação e esportes, organização das
salas, agrupamentos das turmas e assim sucessivamente. A questão da
reflexão cotidiana sobre a autoria do fazer pedagógico é uma atividade
que se percebe, por exemplo, na capacitação docente, tomada sob a
responsabilidade de variadas redes de educação; e, portanto, é possível
visualizar o reconhecimento pelas mesmas da importância de participar
da formação dos professores. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |