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dc.creatorGuedes, Ana Cecilia
dc.date.accessioned2015-11-24
dc.date.available2015-11-24
dc.date.issued2015-02-26
dc.identifier.citationGUEDES, Ana Cecilia. The Rural Education in rural development perspective: a case study of two rural schools of northwest region in the state of Rio Grande do Sul. 2015. 120 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8918
dc.description.abstractThis dissertation develpos a case study of two rural schools of the state school system, that use in their dynamic teaching and learning the methodological framework of Rural Education, aiming the training of citizens aware of their roles in society. In recent decades through the struggle of social movements to Rural Education has been inserted in public policies, seeking to re-create the relationship between field and the city. This study was developed at the State Elementary School Holy Spirit, located in Alegria - RS and at the State Elementary School Duque de Caxias, located in Independence - RS and had as the general objective to understand how the process of institutionalization of public policy Rural Education can contribute to the change in the formation of the subjects of the field. In this sense, we conducted a survey in which the qualitative methodology was used to understand the results of this research. We made use of the monitoring techniques, informal interviews, questionnaires and document analysis. Students were interviewed, educators, employees and the community (parents), thus seeking to achieve the objective of this research. We got as results, educators committed to a differentiated training aimed at the enhancement of local knowledge, intent on the part of students to remain in rural areas, and the development of environmental awareness, and by parents, the value of this educational process. Some difficulties were noted as adapting laws and bureaucratic rules which ends up making the work impossible sometimes by hiring "temporary teachers" not committed to this educational process.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectPráticas educativaspor
dc.subjectRural educationeng
dc.subjectPublic policieseng
dc.subjectEducational practiceseng
dc.titleA Educação do Campo na perspectiva do desenvolvimento rural: um estudo de caso de duas escolas rurais da região noroeste do estado do Rio Grande do Sulpor
dc.title.alternativeThe Rural Education in rural development perspective: a case study of two rural schools of northwest region in the state of Rio Grande do Suleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação desenvolve um estudo de caso em duas escolas rurais da rede estadual de ensino, que utilizam na sua dinâmica de ensino e aprendizagem os referenciais metodológicos da Educação do Campo, visando assim à formação de cidadãos cientes dos seus papéis perante a sociedade. Nas últimas décadas através da luta dos movimentos sociais a Educação do Campo vem sendo inserida nas políticas públicas, buscando re-criar a relação do campo com a cidade. Este estudo teve por objetivo geral compreender como o processo de institucionalização das políticas públicas de Educação do Campo podem contribuir para a mudança na formação dos sujeitos do campo, desenvolveu-se na Escola Estadual de Ensino Fundamental Espírito Santo, localizada em Alegria RS e na Escola Estadual de Ensino Fundamental Duque de Caxias, localizada em Independência RS. Neste sentido, realizamos uma pesquisa na qual foi utilizada a metodologia qualitativa. Foi feito uso das técnicas de observação, a entrevista não estruturada, questionários e análise de documentos. Foram entrevistados educandos, educadores, funcionários e comunidade (pais), buscando assim atingir o objetivo desta pesquisa. Como resultados foram identificados educadores comprometidos com uma formação diferenciada que vise à valorização do saber local, a intenção de parte dos educandos em permanecer no meio rural, bem como o desenvolvimento de uma consciência ambiental, e por parte dos pais a valorização deste processo educativo diferenciado. Algumas dificuldades foram constatadas como a adequação as leis e normas burocráticas o que acaba inviabilizando por vezes o trabalho, e algumas vezes a contratação de professores temporários com pouco tempo na escola, e pouco engajados com essa dinâmica educacional diferenciada.por
dc.contributor.advisor1Wizniewsky, José Geraldo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8502017453675807por
dc.contributor.referee1Medeiros, Liziany Müller
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1486004582806497por
dc.contributor.referee2Moraes, Cléia dos Santos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2909743749631840por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2476569262852824por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAgronomiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Extensão Ruralpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIApor


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