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dc.contributor.advisorNegrini, Tatiane
dc.creatorAlvarenga, Garrolici de Fátima Peixoto de
dc.date.accessioned2015-06-22T13:45:18Z
dc.date.available2015-06-22T13:45:18Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/895
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos , EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectLegislaçãopor
dc.titleSurdez e o desafio da inclusãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Rio Bonito, RJ, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos , EaDpor
dc.description.resumoA proposta da educação inclusiva direciona a se pensar a qualidade da educação que pode ser oferecida para todos os alunos na escola regular, levando-se em consideração as dificuldades, diferenças e potencialidades de cada um. O presente trabalho monográfico tem como objetivo problematizar os desafios que se colocam na contemporaneidade para a inclusão dos alunos surdos na escola regular. Para tanto, foram realizadas entrevistas com professores, com intérpretes e com surdos que hoje ainda vivem uma prática não favorável para a inclusão se tratando de alunos surdos em momento transitório de escola especial para escola regular de ensino, o estudo está dividido em capítulos, os quais inicialmente tratam do caminho da investigação, da etiologia e da importância das questões essenciais desse tema; após essa discussão são abordadas as tendências contemporâneas da compreensão sobre surdez e educação bilíngüe, com foco na formação dos professores e intérpretes da língua de sinais na escola regular de ensino; além de abordar a legislação atual e o referencial teórico sobre o tema e o que ampara a inclusão também mereceu destaque nesse trabalho. Para finalizar a análise sobre a educação inclusiva como principal desafio do século XXI discutiu-se as possíveis e necessárias mudanças no sistema educacional, as práticas e atitudes dos profissionais envolvidos nesse processo. Desse modo, percebe-se o quanto ainda é necessário melhorar na educação dos surdos incluídos na escola regular, para que se possa oferecer-lhes uma educação de qualidade.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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