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dc.contributor.advisorTonini, Andréa
dc.creatorAlves, Galdina Soares
dc.date.accessioned2015-06-22T13:58:00Z
dc.date.available2015-06-22T13:58:00Z
dc.date.issued2010-12-13
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/897
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.titleFormação de professores para escola inclusivapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Gabriel, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho centra-se na temática da formação de professores para uma orientação inclusiva em educação e na preparação destes para acolher crianças com necessidades educacionais especiais nas classes comuns de escolas regulares. O objetivo é analisar o que os teóricos apresentam sobre formação de professores, em termos de fundamentação teórica que possa contribuir para a efetivação da educação inclusiva. É notório e fundamental que nesse processo haja o comprometimento efetivo dos docentes. Nesse sentido o professor necessita de uma formação adequada para colaborar efetivamente para o desenvolvimento de uma escola inclusiva. Os professores estão sendo desafiados a participar da tarefa de construir esta escola, tanto na constituição da identidade profissional como numa ação pedagógica que tenha por norte o enfrentamento dos problemas do cotidiano escolar, como na criação de alternativas no debate de proposições para a construção de uma nova prática social. A inclusão dos alunos com necessidades especiais nos sistema regular de ensino sempre foi um discurso distante das práticas educacionais. Por isso, além de serem criadas políticas públicas, como as já existentes, deve haver uma preocupação maior com a formação e o apoio ao professor de classes comuns, no sentido da conscientização dos diretos do cidadão e da valorização do ser humano. A formação é um processo permanente de construção e refere-se à aquisição de conhecimentos, a uma conduta pedagógica. O reconhecimento social depende de inúmeros aspectos e envolve o professor, a comunidade dos alunos e pais, as mantenedoras, os colegas e sua mobilização e organização.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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