Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLavarda, Eliane Sperandei
dc.creatorAires, Creuzelia Regina Felício dos Santos
dc.date.accessioned2015-06-22T14:09:38Z
dc.date.available2015-06-22T14:09:38Z
dc.date.issued2010-12-15
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/898
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, TO, 2010.por
dc.description.abstractThis article monographic theme behind the Pedagogical Practices for students enrolled in the face of teacher training. For both main goals is to identify and analyze the methodologies used by teachers working with students included, as on the training of these teachers with the proposal of inclusive education. We adopted the theoretical biography of some authors. They are: Lev Vygotsky, Paulo Freire, Stainback major collaborators in studies related to inclusive education. Participated in this survey of teachers who taught 5th to 9th grade in public state schools. All teachers working with pupils included. The school where the research was performed belongs to the state schools, state of Tocantins. The interviews and observations were our means of investigation. After analyzing the data collected in the research allowed us to highlight that the inclusion of pupils with special educational needs is still small. We observed that few students included advancing learning. We also observed that teachers are unprepared to act within the Inclusive Education, a factor evident from the lack of training and information aimed at inclusion. The practice of inclusion, although sensitive to teachers, is still far from an adequate pedagogical reality. Considerations allow us to understand that there is need to rethink the pedagogical and structural organization of the school searched for the purposes of inclusion.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPessoas portadoras de necessidades especiaispor
dc.titlePráticas pedagógicas para alunos incluídos no ensino regular e a formação do professor na contemporaneidadepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo monográfico trás como tema as Práticas Pedagógicas para alunos incluídos e a formação do professor na contemporaneidade. Para tanto tem como objetivo principal identificar e analisar as metodologias utilizadas pelos professores que trabalham com alunos incluídos, como também sobre a formação desses professores diante da proposta da educação inclusiva. Adotamos como referencial teórico a bibliografia de alguns autores. Entre eles destacamos Lev Vygotsky, Paulo Freire, Mantoan e Stainback grandes colaboradores nos estudos voltados a educação inclusiva. Participaram desta pesquisa professores que lecionam do 5º ao 9º ano na rede pública estadual de ensino. Todos os professores trabalham com alunos incluídos. A escola onde foi realizada a pesquisa pertence à rede estadual de ensino, do estado do Tocantins. Os questionários e observações foram nossas formas de investigação. Após analisar os dados coletados na investigação nos permitiu destacar que a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais ainda é pequena. Observamos que são poucos os alunos incluídos que avançam na aprendizagem. Observamos também que os professores estão despreparados para atuarem dentro da proposta inclusiva, fator evidente pela falta de formação e informação voltada à inclusão. A prática de inclusão, apesar de sensível aos professores, ainda está distante de uma realidade pedagógica adequada. As considerações permitem compreender que há necessidade de repensar a organização pedagógica e estrutural da escola pesquisada para as finalidades da inclusão de fato.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples