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dc.contributor.advisorSarturi, Rosane Carneiro
dc.creatorAntunes, Jucemara
dc.date.accessioned2015-06-26T15:22:16Z
dc.date.available2015-06-26T15:22:16Z
dc.date.issued2010-08-27
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/908
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis monograph investigates what are the challenges to the educational management of a public school, considering that extends the legal prerogative of the compulsory schooling to fourteen years' duration, with entry from four years old. It unfolds as general objective: Identify what are the challenges to educational administration, considering the legal prerogative that extends the requirement for all stages of basic education, in force from 2016. Defined as specific objectives: To conduct a mapping of public policies that promoted the expansion of compulsory schooling in Brazil; Identify the concept of educational management which involves the legal guidance of the extension of obligatory schooling in Brazil, analyzing the transposition of concept of school administration; know the implications of the proposed requirement that extends to all stages of basic education management (administrative, financial and educational) institution of a municipal public schools. Privileging as sources of information to a semistructured interview with the teachers in the role of managers and teachers in the teaching profession. To analyze the data collected and the categories of research and its ramifications, we adopt the content analysis. Data analysis possible to understand how education professionals feel, often ready with respect to the policies that need to be put into practice in daily life, and not to participate in the drafting of laws official. This study highlights the lack of spaces to reflect on public policy in the classroom. When dialoguing with the subject agents of the school routine, it was possible to know what are the challenges to the educational management of the school studied, among them, enabling the physical infrastructure and human resources to meet the demands of the community where the school is embedded, to discuss and implement strategies so that policy can be effected gradually in school by 2016, promote continuing education for teachers seeking to clarify issues involving the organization of educational work in school, how often the workload, the evaluation process, criteria for organization of classes, and the cutoff date for the registration of children as young as four years old.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectEducação obrigatóriapor
dc.subjectEscolarização obrigatória dos quatro aos dezessete anos de idadepor
dc.subjectCotidiano escolarpor
dc.titleA escolarização obrigatória dos quatro aos dezessete anos de idade: reflexões tecidas no cotidiano escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta monografia investiga quais são os desafios impostos à gestão educacional de uma escola pública, considerando-se a prerrogativa legal que amplia a obrigatoriedade da escolarização para quatorze anos de duração, com ingresso a partir dos quatro anos de idade. Desdobra-se como objetivo geral: Identificar quais são os desafios impostos à gestão educacional, considerando-se a prerrogativa legal que amplia a obrigatoriedade para todas as etapas da educação básica, em vigor a partir de 2016. Definem-se como objetivos específicos: Realizar um mapeamento das políticas públicas que promoveram a ampliação da obrigatoriedade da escolarização no Brasil; Identificar o conceito de gestão educacional que perpassa as orientações legais da ampliação da obrigatoriedade da escolarização no Brasil, analisando-se a transposição do conceito de Administração escolar; Conhecer as implicações da proposta que amplia obrigatoriedade a todas as etapas da educação básica à gestão (administrativa, financeira e pedagógica) de uma instituição pública municipal de ensino. Privilegiando-se como fontes de informações a entrevista semiestruturada com os professores na função de gestor e professores no exercício da docência. Para análise dos dados coletados e das categorias de investigação e suas ramificações, adota-se a análise de conteúdo. A análise dos dados possibilitaram compreender como os profissionais da educação sentem-se, muitas vezes, com relação às políticas prontas, que precisam ser colocadas em prática no cotidiano, e por não participarem da elaboração oficial das legislações. Evidencia-se a inexistência de espaços para refletir sobre as políticas públicas no cotidiano escolar. Ao dialogar com os sujeitos agentes do cotidiano escolar, foi possível conhecer quais são os desafios impostos à gestão educacional da escola pesquisada, entre eles, viabilizar a estrutura física e recursos humanos para atender a demanda da comunidade onde a escola está inserida; discutir e implementar estratégias para que a política possa ser progressivamente efetivada na escola até 2016; promover a formação continuada aos professores; buscar esclarecer questões que implicam na organização do trabalho pedagógico na escola, como a frequência, a carga horária, o processo de avaliação; critérios para a organização das turmas; e a data de corte para a matrícula das crianças a partir dos quatro anos de idade.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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