dc.contributor.advisor | Oliveira, Maria Angélica Figueiredo | |
dc.creator | Abreu, Silvia Atenéia Sarturi | |
dc.date.accessioned | 2015-06-29T12:46:31Z | |
dc.date.available | 2015-06-29T12:46:31Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/911 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This research article has the purpose of getting data which allow to identify the
process of scholar inclusion of the visually impaired individuals in the elementary
school at the town of Panambi/RS, considering technological aspects, though the
analysis of interview data directed to teachers who work with those students.
Questions will be asked and analyzed, which aim to search their opinion about the
theme. It considers the most relevant points of inclusion, impairment, socialization,
accessibility and problematizes concepts, such as blindness, as a background to
defend the insertion of those individuals in the scholar world, creating a link between
them and the rest of the world. It uses the data from the interviews to analyze the
presupposal that scholar inclusion is extremely important to the visually impaired
person. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Deficiência visual | por |
dc.subject | Tecnologias | por |
dc.title | O uso das tecnologias de informação e comunicação no processo de inclusão escolar do deficiente visual | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo tem o propósito de levantar dados que possibilitem identificar o processo de inclusão escolar do deficiente visual no ensino fundamental do município de Panambi/RS, considerando os aspectos tecnológicos, através de análise de dados de entrevistas direcionadas a educadores que trabalham com esse educando. Serão realizadas perguntas que visam sondar a opinião dos mesmos sobre o tema. Discorre sobre os pontos mais relevantes de inclusão, deficiência, socialização, acessibilidade e problematiza conceitos, como o de cegueira, como plano de fundo para defender a inserção destas pessoas no mundo escolar, fazendo através dele uma ligação dos mesmos com o restante do mundo. Apóia-se nos dados das entrevistas para analisar o pressuposto de que a inclusão no ambiente escolar é de extrema relevância para o indivíduo cego. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |