Mostrar registro simples

dc.creatorSimões, Adelson Cheibel
dc.date.accessioned2014-06-10
dc.date.available2014-06-10
dc.date.issued2013-04-26
dc.identifier.citationSIMÕES, Adelson Cheibel. SOLICITUDE AND RESPECT FOR OTHERS IN PAUL RICOEUR. 2013. 82 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9121
dc.description.abstractInvestigate the concepts of Solicitude and Respect in Paul Ricoeur supposes that we enter certainly in his writings on ethics and morals. Therefore, first it is necessary to bear in mind certain considerations such as the distinction made by the philosopher within the field of ethics through the concepts of ethics, referring to the good life and moral which is understood as mandatory. Along the same line we have the concept of care that is developed by Ricoeur from the fact that he did not find in the Aristotelian concept of friendship a sufficiently clear endorsement of otherness. That is the reason why he turns to the concept of solicitude as a possibility of opening and welcoming of another. Secondly we try to justify the thesis of the necessity of submission of ethical intent to proof of standard, since it is in this connection between obligation and formalism that this shock unfolds. The result achieved is that respect for oneself is the correlate of moral self-esteem, constituting itself from corresponding structures. The conclusion we draw is that the respect for oneself, which in the moral aspect corresponds to the respect for oneself of the ethical plane, is just full of meaning when your respect for the rule is expanded with respect to others. Finally, we understand that it is the idea of humanity in my person and the other person that makes us move from the ethical to the moral plane. This change then has resonance in the idea of justice. The problem of justice becomes to establish equitable procedures in order to ensure respect for all the people. At the individual level, justice is the guarantee of liberty, it is respect in interpersonal and in the collective level it translates as the standard which ensures the good coexistence. However, there are conflicts that arise from the application of the rules. And so the purpose of practical wisdom is to settle conflicts so that it is possible to achieve the good life, thinking in a fair way and acting well.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectMoralpor
dc.subjectSolicitudepor
dc.subjectJustiçapor
dc.subjectSabedoria práticapor
dc.subjectEthicseng
dc.subjectMoraleng
dc.subjectSolicitudeeng
dc.subjectJusticeeng
dc.subjectPractical wisdomeng
dc.titleSolicitude e respeito ao outro em Paul Ricoeurpor
dc.title.alternativeSolicitude and respect for others in Paul Ricoeureng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoInvestigar os conceitos de Solicitude e de Respeito em Paul Ricoeur supõe que nos adentremos certamente em seus escritos sobre a ética e a moral. Portanto em primeiro lugar se faz necessário que tenhamos em mente algumas considerações, tais como a distinção feita pelo filósofo dentro do próprio campo da ética mediante os conceitos, fazendo referência à vida boa e moral ao que se entende como obrigatório. Nesta mesma linha temos o conceito de solicitude que é elaborado por Ricoeur a partir do fato de ele não encontrar no conceito aristotélico de amizade um respaldo suficientemente claro de alteridade. Por isso recorre ao conceito de solicitude, enquanto uma possibilidade de abertura e de acolhida ao outro. Em segundo lugar tratamos de justificar a tese da necessidade da submissão da intenção ética à prova da norma, uma vez que é nesta ligação entre obrigação e formalismo que este embate se desenrola. O resultado alcançado é que o respeito de si é o correlato moral da estima de si, constituindo-se a partir de estruturas correspondentes. A conclusão que tiramos é que o respeito de si, que no plano moral corresponde à de si do plano ético, apenas é pleno de seu significado quando o respeito da norma estiver se expandido com respeito a outrem. Por último, temos que é a ideia de humanidade na minha pessoa e na pessoa do outro que nos faz passar do plano ético para o plano moral. Essa mudança então tem ressonância na ideia de justiça. O problema da justiça se torna o de estabelecer procedimentos equitativos, de modo a assegurar a todos o respeito para com as pessoas. No plano individual, a justiça é a garantia da liberdade, no interpessoal é o respeito e no plano coletivo, se traduz como norma que assegura o bem viver juntos. Porém há conflitos que nascem a partir da aplicação das normas. E, portanto o objetivo da sabedoria prática é dirimir conflitos para que seja possível alcançarmos a vida boa, pensando o justo e deliberando bem.por
dc.contributor.advisor1Rossatto, Noeli Dutra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794885T4por
dc.contributor.referee1Corá, élsio José
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757490J0por
dc.contributor.referee2Grzibowsk, Silvestre
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4440065H6por
dc.contributor.referee3Krassuski, Jair Antônio
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762903P7por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9451867580682742por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples