Mostrar registro simples

dc.creatorBorba, Alexandre Ziani de
dc.date.accessioned2016-12-13
dc.date.available2016-12-13
dc.date.issued2016-10-07
dc.identifier.citationBORBA, Alexandre Ziani de. VIRTUDES INTELECTUAIS E EDUCAÇÃO. 2016. 86 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9166
dc.description.abstractThis work aims to apply virtue epistemology in the specific context of educational practice and theory. With its focus on intellectual character traits, such as inquisitiveness, open-mindedness and intellectual autonomy, I explore the nature of intellectual virtues, its relationship with emotions, the reasons to treat them as an aim of education, the criteria for the selection of relevant intellectual virtues in school environments and some didactic strategies to cultivate them in the school community. Chapter 1 approaches the nature of intellectual virtues, where I argue that an intellectually virtuous person is characteristically a person that possesses a valuable intellectual condition, a critical and well-informed assessment of her own intellectual condition and for being responsible for the stability and improvement of her own intellectual condition. In this chapter, I also present and explore two kinds of relations between intellectual virtues and emotions. In chapter 2, I develop three arguments in favor of the idea that we should take intellectual virtues as an aim of education. Some objections about the desirability of this idea are raised and answered. Next, I articulate five criteria for the selection of relevant intellectual virtues in school environments. Chapter 3 is dedicated to the elaboration of general strategies for the teaching of intellectual virtues. Some specific intellectual virtues are selected to show how these general strategies would look like in practice. The selection of such virtues follows one or another criterion of selection stipulated in the previous chapter.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectVirtude intelectualpor
dc.subjectEmoçõespor
dc.subjectFins educacionaispor
dc.subjectInquisitividadepor
dc.subjectMentalidade arejadapor
dc.subjectAutonomia intelectualpor
dc.subjectIntellectual virtueeng
dc.subjectEmotionseng
dc.subjectEducational aimseng
dc.subjectInquisitivenesseng
dc.subjectOpenmindednesseng
dc.subjectIntellectual autonomyeng
dc.titleVirtudes intelectuais e educaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho é uma tentativa de aplicar a epistemologia das virtudes no contexto específico da prática e teoria educacional. Com o foco em traços de caráter intelectual, tais como inquisitividade, mentalidade arejada e autonomia intelectual, eu exploro a natureza das virtudes intelectuais, suas relações com as emoções, as razões para tratá-las como um fim da educação, os critérios para a seleção de virtudes intelectuais relevantes em ambientes escolares e algumas estratégias didáticas para cultivá-las na comunidade escolar. O capítulo 1 aborda a natureza das virtudes intelectuais, onde se argumenta que uma pessoa intelectualmente virtuosa se caracteriza por ser possuidora de uma condição intelectual celebrável, de uma avaliação crítica e bem-informada sobre sua própria condição intelectual e por ser responsável pela estabilidade e aperfeiçoamento de sua própria condição intelectual. Ainda neste capítulo, apresento e exploro duas relações que as virtudes intelectuais e as emoções estabelecem entre si. No capítulo 2 eu desenvolvo três argumentos favoráveis à ideia de que as virtudes intelectuais devem ser tomadas como um fim da educação. Algumas objeções quanto à desejabilidade desta ideia são apresentadas e respondidas. Em seguida, passo à articulação de critérios para a seleção de virtudes intelectuais relevantes em ambientes escolares. O capítulo 3 se dedica à elaboração de estratégias gerais para o ensino de virtudes intelectuais. Algumas virtudes intelectuais específicas são selecionadas para exemplificarmos como seria uma educação voltada às virtudes intelectuais na prática. A seleção de tais virtudes é feita com respeito a um ou outro critério de seleção estipulado no capítulo anterior.por
dc.contributor.advisor1Santos, César Schirmer dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4518010795079534por
dc.contributor.referee1Sartori, Carlos Augusto
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708889E0por
dc.contributor.referee2Sattler, Janyne
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9316851338632064por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2573981587490550por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples