dc.contributor.advisor | Dal Forno, Gedson Mario Borges | |
dc.creator | Aquino, Lenise da Silva | |
dc.date.accessioned | 2015-08-10T14:18:27Z | |
dc.date.available | 2015-08-10T14:18:27Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/926 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This article deals with the use of educational computer games in early childhood
education, but today this technology is present everywhere, ranging from the
computer to the phone, and like it or not all make use of these instruments in their
lives. In this approach, based on the observation of students during school computer
lab and in implementing the proposed activities, aimed to provide an alternative tool
for the job in the computer lab with students of early childhood
education preschool at School B municipal Elementary School Centenary and verify
the effectiveness of the use of educational computer games in the process of
knowledge construction and development of skills and competencies
of students. One can see that some aspects of development can be enhanced with the
use of educational games, with emphasis on motor development and cognitive
processes that are sequential and continuous human being and the need for them for
life. Thus, it emphasizes the importance of the presence of computerized educational
games in early childhood education particularly in the development of memory, fine
motor skills, motor coordination vision, reasoning, planning and organization. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Jogo educativo | por |
dc.subject | Computador | por |
dc.subject | Desenvolvimento motor | por |
dc.title | Utilização de jogos educativos computadorizados na educação infantil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo trata da utilização de jogos educativos computadorizados na educação
infantil; mas nos dias de hoje essa tecnologia está presente em todos os lugares, que
vai desde o computador ao celular, e querendo ou não todos fazem uso destes
instrumentos em suas vidas. Neste enfoque, partindo da observação dos alunos
durante as aulas no laboratório de informática e na realização das atividades
propostas, pretendeu-se oferecer uma alternativa de ferramenta para o trabalho no
laboratório de informática com os alunos da educação infantil pré-escola nível B da
Escola Municipal de Ensino Fundamental Centenário e verificar a eficácia da
utilização dos jogos educativos computadorizados no processo de construção do
conhecimento e no desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos.
Pode-se perceber que alguns aspectos do desenvolvimento podem ser aprimorados
com o uso destes jogos educativos, dando-se ênfase ao desenvolvimento motor e
cognitivo, que são processos sequenciais e contínuos do ser humano e da
necessidade dos mesmos para a vida. Com isso, ressalta-se a importância da
presença dos jogos educativos computadorizados na educação infantil
principalmente no desenvolvimento da memória, da coordenação motora fina, da
coordenação viso motora, do raciocínio, do planejamento e da organização. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |