dc.contributor.advisor | Sagrillo, Daniele Rorato | |
dc.creator | Affonso, Geraldo Tadeu Vargas | |
dc.date.accessioned | 2015-08-11T13:11:50Z | |
dc.date.available | 2015-08-11T13:11:50Z | |
dc.date.issued | 2011-09-16 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/929 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This work proposes a reflection between the subjects on the conflict in school
environment, caused by the obstacles in the established relations. Our intention is to
examine the joints of the protagonists of the school context on this construction,
drafting and enforcement of the POLITICAL PEDAGOGICAL PROJECT (PPP) from
two elementary schools from PORTO ALEGRE city from2008 to 2009. The propose
wasto check how these joints contribute to the democratization of management and
in addiction improving the quality of education. The research work is guided by the
document analysis that presents a literature review focused on management
education and quality in education and data analysis. During the research we
realized that the relations of the involved subjects with the knowledge do not have
the expected actions to ensure the quality level offered by the discourse that
permeates the education. The results permit to visualize the school institution
aspects that need a new setting that can constitute as a democratic space. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Qualidade da educação | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.title | Limites e possibilidades dos sujeitos implicados com os saberes na gestão educacional | por |
dc.title.alternative | Limits and possibilities of subjects involved with the knowledge management in education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe uma reflexão nas situações de conflito entre os sujeitos no ambiente escolar, causados pelos entraves nas relações estabelecidas.
Nossoobjetivo é analisar as articulações dos protagonistas do contexto escolar diante da construção, redação e efetivação do Projeto Político Pedagógico (PPP) de duas escolas de ensino fundamental, da rede municipal de Porto Alegre, no período entre 2008 e 2009, de modo a verificar como estas articulações contribuem para a democratização da gestão e para a melhoria da qualidade da educação. A investigação do trabalho orienta-se pela análise documental, apresenta uma revisão de literatura enfocada na gestão educacional e na qualidade na educação e o analise dos dados obtidos. Ao longo da pesquisa percebemos que as relações dos sujeitos implicados com os saberes não apresentam asações esperadas e necessárias para garantir o nível de qualidade proposto pelo discurso que permeia a educação. Os resultados alcançados permitem visualizar aspectos da instituição escola que necessitam de nova configuração para que possa constitui-la como um espaço democrática. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |